Como exportar fotos no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom
in

Como exportar fotos no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom

Se você chegou até aqui você deve estar se perguntando. Como exportar fotos no Lightroom?ir fotos no Lightroom? E estes e mais algumas coisas são os assuntos do nosso 7º e último dia de Dominando o Lightroom em 7 dias.

Hoje vamos terminar todo o serviço e pegar um bela caneca de café para comemorar!

Então vamos que vamos ao que interessa.

Como exportar fotos no Lightroom?

Exportar e imprimir fotos é muito simples, porém você precisa saber qual é a finalidade desta exportação. Imprimir ou postar na web?

Se você for exportar apenas para postar em suas redes sociais ou sites o trabalho é fácil, a primeira coisa que você precisa saber é quais as dimensões aceitas nos sites. Dependendo do site em qual foto será mostrada você terá que configurar o tamanho da foto de forma diferente, e isto pode alterar em como você crop a imagem.

O menu de exportação é bem fácil de achar! Arquivo > Exportar

Como exportar fotos no Lightroom?

E a caixa de diálogo de exportação do Lightroom pode parecer bem complicada, mas na verdade não é;

Lightroom exportar ou imprimir

Nela temos:

  • Local (local em seu HD onde será salva a foto)
  • Nome do arquivo (Nome de arquivo que você dará a foto)
  • Vídeo (destinado a exportação de vídeos, sim o Lightroom tb trabalha com vídeos)
  • Configurações do arquivo (define tipo de arquivo, qualidade e padrão de cores)
  • Tamanho da imagem (define o tamanho da imagem e resolução)
  • Nitidez (define a quantidade de nitidez que será aplicada)
  • Metadados (inclui informações da foto junto com o arquivo)
  • Marca d’água (Adiciona uma marca d’água)
  • Pós processamento (o que vai acontecer depois de processo terminar )

Os principais ajustes durante o processo de exportação das fotos são as configurações de qualidade e formato de arquivo e a Nitidez de saída, pois elas vão influenciar na qualidade de suas imagens.

Lightroom exportar ou imprimir

Se for exportação para uso na internet comece colocando a qualidade entre 80 a 100%, fica a seu gosto definir isto. Quanto maior for seu ajuste mais megabytes terá sua foto, o que em contrapartida fará com que a mesma tenha uma melhor resolução e qualidade. 

O formato do arquivo terá quer o aceito pelo site onde você irá postar, a maioria deles aceitam arquivos JPEG sem problemas. Já o espaço de cores você pode usar o sRGB, que é o padrão mais comum, assim você não bagunça suas cores na hora de exportar para web.

Já na hora de imprimir suas fotos a coisa pode ser bem mais complicada, pois temos que saber qual impressora fará o trabalho e quais são os perfis de cores aceitos por esta impressora, normalmente impressora profissionais para fotografia podem trabalhar com o perfil de cor Adobe RGB, que deve ser o mesmo perfil de cor que você editou suas fotos.

Se for imprimir a imagem use sempre qualidade 100%, o que é o mais lógico a fazer, pois quanto vamos imprimir queremos a melhor qualidade possível. Em alguns casos temos que preparar a imagem para impressão de forma diferente de quanto estamos preparando as fotos apenas para a web. Falaremos mais sobre impressão a frente.

O restante das configurações são bem simple e funcionam tanto para quem vai soltar as imagens para web ou para impressão. E uma das aba mais importante é a aba de nitidez de saída dos arquivos. Nesta aba de nitidez de saída você tem algumas opções importantes.

Lightroom exportar ou imprimir

No tipo de nitidez você terá 3 opções: 

  • Tela
  • Papel fosco
  • Papel brilhante

Que são opções bem auto explicativas, escolha a opção para a finalidade adequada e tá tudo certo. Fora isto temos a quanto de nitidez que será aplicada na sua imagem, e as opções são: 

  • Baixa
  • Normal
  • Alta

Em imagens para distribuição normalmente escolho as seguintes opções:

Tela + Normal (ou baixa)

Como normalmente ajustar a nitidez durante meu processo de edição não vejo a necessidade de ajustar a nitidez de forma muita alta na hora de soltar os arquivos. 

Caso venha usar esse arquivo para impressão, escolha o tipo de papel primeiro, e depois você escolhe a quantidade de nitidez que será aplicada. Para a quantidade de nitidez vale sempre a pena fazer uma ou duas impressões  testes primeiro antes de definir quais serão seus ajustes finais para impressão. Lembrando que fotos diferentes precisam de ajustes diferentes.

Outra opção bem importante são as dimensões do arquivo que será finalizado, e isto pode ser feito na hora de definir as dimensões de arquivo na aba de dimensionamento.

Lightroom exportar ou imprimir

Aqui temos as opções de dimensionamento são:

  • Largura X altura (Você define o tamanho tanto da largura quanto da altura)
  • Dimensões (Você define a relação da altura x largura, exemplo. 4:5 ou 16:9)
  • Tamanho pela borda longa  (Você define o tamanho apenas da borda mais longa das fotos)
  • Tamanho pela borda curta (Você define o tamanho apenas da borda mais curta das fotos)
  • Megapixels (Você define a qualidade em megapixels)
  • Porcentagem (Você define qual proporção será usada para a foto, ex 50% do tamanho original) 

PPI, mitos e verdades

Fora isto temos que definir a densidade dos pixels, o famoso PPI (Pixel per inch), para isto é vamos deixar as coisas mais fáceis. Se você estiver soltando arquivos para serem vistos em telas, social medias em geral, não temos que se preocupar com isso por alguns motivos.

Primeiro deles é que a quantidade de PPI n;ao influencia na qualidade nem no tamanho da imagem para ser vista telas. Este ajuste sim irão influenciar na hora de fazer uma impressão, mas na hora de soltar arquivos para a web ou para serem vistos em uma tela não fazer a mínima diferença. Então esqueça o mito de que fotos para web com 72 PPI são melhores, pura balela, não muda manda no tamanho em megabytes do arquivo e tentem nao muda nada na resolução do arquivo.

Estes 3 fotos abaixo foram exportados no Lightroom, cada uma delas com uma confugracaço de PPI diferente, porém todas elas têm a mesmo resolução, 1333X2000. 

E como podemos ver todas as 3 imagens apesar de terem ajuste de PPI diferentes tem a mesma aparência na tela do seu computador, e também o mesmo tamanho tamanho de arquivo.

Agora quando estamos falando de PPI para impressão de fotos o assunto é completamente diferente. Quanto menor forem seus pixels por polegada menos aparente eles serão visto em suas impressões. Logo uma imagem com 300 PPi é completamente diferente de uma imagem com 72PPI quando impressas.

Reparando nas fotos acima podemos ver que se mudarmos os ajustes de PPI eles terão influenciar no tamanho em polegadas da imagem, tamanho este que será usado para definir o tamanho da nossa impressão. 

Logo quanto estiver preparando sua imagem para impressão o ideal é saber quais serão as dimensões nas quais a imagem será impressa, assim podemos calcular quanto PPI / DPI podemos usar para alcançar a melhor qualidade possível. 

Vamos usar como exemplo uma imagem 16×10, o que acontece com o nosso arquivo quando mudamos de 72 PPI para 300 PPI. Observe que nas fotos abaixo o mesmo arquivo foi configurado de para ter o mesmo tamanho em polegadas, porém usando ajustes de PPI diferente temos arquivos não apenas com resolução diferente mais também tamanhos em megabytes diferentes. 

Isto acontece por conto do sampleamento (resample) que tanto o LIghtroom, quanto o Photoshop ou qualquer outro bom editor de imagem faz quando nós mudamos a resolução das fotos. No exemplo acima temos duas fotos que serão impressas no mesmo tamanho mas com qualidade totalmente diferentes.

Então o primeiro passo para definir quais os ajuste para impressão você vai usar no Lightroom, comece pelo tamanho físico que sua impressão irã ter e depois procure ajustar a quantidade de PPI de acordo. Uma boa regra para a quantidade de PPI é que normalmente impressões com alta qualidade estão sempre entre 240 PPI a 300 PPI. 

Aí depois de tudo isto você já pode mandar suas fotos para a impressão, porém caso você tenha uma bela impresso ae queira fazer tudo sozinho na sua casa, aconselho o Módulo de impressão do Lightroom. 

Se for apenas postar em redes sociais é sempre legal ter em mente quais são os tamanhos mais aceitos, isto garante que você exporte sempre a melhor foto possível para suas redes sociais. Como a maioria das redes sociais comprimem as imagens uma vez que você faz o upload eu costumo duplicar a resolução das fotos quanto possível. Mas de qualquer forma segue uma tabelinha das resoluções aceitas pela maioria das redes sociais.

vSUZu5f YKUZhhYKmXUYvR9OSJI9LbAIARghCxYMrB7xHFtebRXeiy5MJTYUWO YMJrdXGCQyTZQ1WXk5E0kOVgOEMhAErdVzuNSPVAsDrGZ4uBN PaPyTE5YXDb9ZQkqvdE8 nS

Módulo de impressão do Lightroom

Se você for imprimir suas fotos usando o módulo de impressão do Lightroom, talvez você se surpreenda com a quantidade de opções que está presente nesta seção. Com isto o Lightroom se torna um programa completa para exportar ou imprimir suas fotos. 

A aba de impressão pode ser achada no menu superior junto com a ba de desenvolvimento ou da biblioteca. E dentro desta aba você vai ser bombardeado com um mundo de opção, não se  preocupe pois ajustes nesta aba não mudam a edição de suas fotos, apenas como ela será impressa.

A primeira coisa que você deve fazer na hora de configurar sua impressora usando o Lightroom é definir o tipo de página que você vai usar, e isto vai depender do tipo de impressora que você tem instalado em seu sistema, para configurar o tipo de página basta ir na opção configuração de página, na parte inferior esquerda do Lightroom.

MyU5OtclieQ7N2INGkE7mkQznwpCn

Aqui temos todas as opções normais de uma impressão padrão, e se você já imprimiu qualquer arquivo usando um editor de texto por exemplo, esta seção não tem segredos para você. 

Assim que você definir qual tipo de papel vai usar é hora de definir o layout geral de impressão, e isto é feito direto no Lightroom, a opção mais fácil para criar é usar uma das predefinições que acompanham o Lightroom, e para isto é só escolher uma das predefinições no menu de templates na barra lateral esquerda do programa. 

VW0Lv

Aqui podemos ver que temos um monte de opções de layout já predefinidos dentro do Lightroom e será raro você precisar criar seu próprio layout, mas caso será necessário criar seu próprio layout é totalmente possível. 

Caso você queira criar seus próprios layouts de impressão basta ir na barra lateral direita e escolher pacote customizado, e adicionar suas fotos da forma que desejar, para dimensionar a fotos dentro da área de impressão pasta usar as âncoras azuis nas arestas da foto. 

sdZDxsLBnPSJqemVU1GM64KqRiewlDhvB25YnMD2acrXYlFzWr0m

Assim você pode criar virtualmente qualquer arranjo de fotos para a impressão de suas fotos.

No outros blocos de opções da barra lateral direita temos um monte de opções de layout da página, e com estas opções você pode definir exatamente como sua página impressa irá parecer. 

Coisas como bordas ou contornos nas fotos, cor do contorno, como serão demonstradas as medidas na tela, inserção de células com tamanhos já predefinidos, tudo isto pode ser definida nos menus da barra lateral direita do módulo de impressão do Lightroom. 

fZYxr4IF5Z 9nMD1tTiUIiwoyQAxWSOAmndnefl1

Nos menus seguintes da barra lateral direita tenhos opções para colocar marca d’água, e normalmente não vejo motivos para colocar isto em uma fotografia impressa, outras opç~cao que pessoalmente não acho muito úteis, exceto as guias de recorte que podem ser usadas para te ajudar a cortar o página depois que as fotos forem impressas.

A parte mais importante do módulo de impressão do Lightroom é a aba Trabalho de impressão, ultimo menu da barra lateral direita. Nele temos todas as configurações para alcançar uma ótima impressão de nossa fotos. 

Aqui muitas das opções serão bem parecidas com as opções que temos na hora de exportar arquivos, e são praticamente as mesmas, exceto pelo modo rascunho que é a primeira opção neste bloco, e pode ser usadas para criar uma impressão teste com finalidade apenas de assegurar que as opções do layout estão corretas, não use esta opção para verificar cores e contraste pois esta não é a função dela. 

2u5zs9bOWvrtTdtEI1vzdbd dc9HkPUoeKpnk6hqzXS24UOA5d2zsC8FDhBAQNWAjFEFKVrVjXiYm2RVR8tefPgUrnvQ5AnUkBzdAC1bLfE2EiGzhBcdAPlozO9QEgQuU3jvUTol

Todas as outras opções tem a ver com a qualidade final da impressão de suas fotos, e são super importantes para uma boa fotografia finalizada.,

Lembra do papo dos PPI que falamos no começo do artigo, então agora sim ele será muito útil. Normalmente quando estamos imprimindo uma imagem e queremos uma boa qualidade de impressão o ajuste de PPI da imagem tem que estar acima de 240 PPI, isto garante uma boa resolucao da imagem. Claro que depende do tamanho de uma imagem isto pode variar, pois quanto maior for a imagem a tendência é que a mesmo tenha uma menor quantidade de pixels por polegada. 

Nesta imagem podemos ver que se ela for impressa em um tamanho de 8×10 polegadas a quantidade de PPI natural da foto é 420 PPI, o que será ótima para impressão deste tamanho. 

eqBRNd9KvdbfNOkNse3fOOhCJGXKnvX7AntGI9yt QghiZJIPdm6jZxqZ408TeGKP

Porém, a mesma imagem agora ampliada para 11,5×16 polegada em resolução nativa da câmera resulta em um ajuste PPI de apenas 192 PPI, ou seja, para imprimir neste tamanho podemos ter alguns problemas quanto a resolução da imagem assim que ela for impressa.

Neste caso aconselho a ativar a opção resolução da imagem e no menu trabalho de impressão e configurá-la para pelo menos 240 PPI. O algoritmo de ampliação do Lightroom irá se encarregar de criar pixels onde for necessário para que a imagem tenha uma resolução aceitável na hora da impressão. 

Assim que tudo estiver configurado é hora de apertar o botão de impressão e imprimir suas fotos. Sempre quando estamos criando a impressão final da imagem vamos nos deparar com algumas questões como reprodução de contraste e densidade das cores na hora da impressão. Sendo assim talvez mais de uma impressão será necessária para chegar ao produto final ajustes no contraste, brilho e nitidez podem ser feito entre uma impressão e outra até chegar em algo que represente de forma mais fiel possível o que você vê na tela do seu computador.

Claro que existem mais coisas quando falamos de resolução de impressão de fotos, principalmente em tamanhos grandes, e não falaremos disso neste post, mas você pode pesquisar assuntos como distância de visualização de fotos em relação ao tamanho da imagem e quantidade de PPI. Outra coisa que você pode pesquisar e que certamente fará diferença no produto são configurações de perfil ICC, tanto para a impressora quanto para o tipo de papel que você usará para finalizar suas fotos. Mas tudo isto é assunto para outra hora.

E é isto minha gente, você acabou de aprender como usar o Lightroom em apenas 7 dias, não apenas usar as dominar a maioria das ferramentas muito importantes para qualquer fotógrafo. 

Qualquer dúvida já sabem, só deixar aqui nos comentários.

Aprenda a usar o Lightroom em 7 dias

Como usar o catálogo do Lightroom?  Aprenda a usar o Lightroom. 

Como gerenciar fotos no Lightroom?  Aprenda a usar o Lightroom.

Para que serve a Biblioteca do Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom.

Como usar os módulos do Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom. 

Como editar minhas fotos no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom.

Como usar presets e cores no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom 

Written by Rix Mascarenhas

Rix Mascarenhas, fotógrafo, videografo e piloto de drones. Amante da arte, sempre envolvido com artesanato, design, pintura etc... Como fotógrafo, gosto de tirar fotos e criar histórias que tenham significado e ajudem as pessoas a prosperar. Meu trabalho é guiado pelas histórias por trás de cada cena e que realmente representam o momento.

Comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

GIPHY App Key not set. Please check settings

Loading…

Como usar presets e cores no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom

Como usar presets e cores no Lightroom? Aprenda a usar o Lightroom

Temperatura da Cor – Cores Frias

Temperatura da Cor – Cores Frias