Como escolher a melhor câmera para suas necessidades

Melhores câmeras
Última atualização:

Semana passada falei em comprar um câmera nova, mas depois caiu uma ficha e hoje vou escrever como ajudar vocês a escolher a melhor câmera para suas necessidades. Então no artigo de hoje vamos falar sobre isto.

Tal qual qualquer peça de tecnologia hoje em dia que temos uma infinidade de opções para escolher, as câmeras são apenas mais uma. Além de existirem um monte de marcas temos também um monte de modelos e tipos diferentes. Nem sempre você precisa estar na crista da onda e escolher o supra sumo das câmeras. Talvez para fazer o que você gostaria de fazer, escolher uma câmera X, Y ou até mesmo a Z é algo que pode se salvar um bela grana.

O mercado sempre será implacável te dizendo que você precisa estar o mais atualizado possível, mesmo que para isto você tenha que financiar alguma coisa com os seus rins. Então se você não quer ter nenhuma parte do seu corpo retirada em troca de algum equipamento se liga nesses 7 passos para escolher a melhor câmera para suas necessidades.

7 passos para escolher a melhor câmera para suas necessidades

Como escolher a melhor câmera para suas necessidades

Passo 1: Determine qual o tipo de câmera

Determinar qual tipo de câmera melhor câmera para suas necessidades irá resolver praticamente 80% do problema. Aí só sobraram coisa simples para se resolver, na maioria os casos.

Entre os tipo básicos hoje em dia temos

  • Point and Shoot (P&S ou compactas)
  • DSLR
  • Mirrorless

Point-and-shoot em sua maioria são câmeras mais básicas, normalmente tendem a ter preço mais acessível. A grande vantagem deste tipo de câmera é seu tamanho e simplicidade. Se você quer algo que caixa em seu bolso, são seja complicado de usar e não comprometa tão assim seu orçamento você definitivamente está procurando uma câmera deste tipo.

Como escolher a melhor câmera para suas necessidades

Dependendo do tipo de P&S que você compre você terá uma ótima qualidade de imagem, porém a grande maioria delas tem qualidade limitada, mas ainda sim melhor que a maioria dos smartphone.

O compromisso nestas câmeras é registrar a imagem e pronto ir para a próxima. Câmeras P&S muito baratas não irão te entregar uma boa qualidade de imagem, e as vezes é até melhor só contar com o celular mesmo. Porém certas P&S podem ser capazes de criar fotos ou vídeos muito mais que decentes. Como é o caso da Sony RX100V que uma das P&S top de linha. Veja algumas fotos tiradas por ela aqui.

As Mirrorless podem representar o melhor dos dois mundos hoje em dia, em relação a tamanho de equipamento vs qualidade de fotografia ou vídeo. A ideia é que elas ofereçam a qualidade das DSLR mas com o tamanho de uma câmera compacta. Com relação a o custo de uma câmera mirrorless a história pode variar bastante, pois as mirrorless mais baratas custam menos que uma P&S top de linha. Enquanto uma mirrorless top de linha pode ter custo tão elevado quanto uma ótima DSLR.

Este tipo de câmera pode ser uma ótima pedida para quer achas as DSLR tradicionais muito grandes, o para quem esta sempre na estrada e precisa ter um equipamento reduzido. Hoje temos opções de câmeras mirrorless quase de todas as marcas então escolher a melhor câmera para suas necessidades pode ser algo mais fácil caso você seja fiel a uma unica marca de câmera.

Como escolher a melhor câmera para suas necessidades - Fuji

As DSLR, ou digital single lens reflex, são a grande opção de muitos fotógrafos profissionais a tempo, e nem tem o que discutir. Assim como nas mirrorless é possível usar lentes diferentes para finalidades diferentes. E também te permite ter controle total sobre suas fotos. Uma das grandes vantagens deste tipo de câmera é a confiabilidade, é pau pra toda obra. E o grande porém é seu tamanho, na sua maioria câmera DSLR profissionais são do tamanho de um trator.

Como temos o mercado bombardeado a anos por câmeras DSLR opções não faltam, você vai encontrar muitos equipamentos novos e usados, antigos e lançamentos. Então tenha paciência na hora de escolher a melhor câmera fotográfica ara você.

Como escolher a melhor câmera para suas necessidades - Nikon

Aqui o papo não é quem é melhor, por que afinal não existe exatamente este papo de câmera x e melhor do que câmera Y. Quem vai definir se uma câmera é melhor que outra será a sua necessidade.

Passo 2: Determinar o valor que você quer investir

Dinheiro sempre vai te ajudar a resolver os mais variados problemas, e a quantidade de dinheiro que você está disposto a dar por alguma coisa é proporcional a importância desta coisa para você.

Como escolher a melhor câmera para suas necessidades - Money

O mesmo vale para uma câmera, não importando o tipo, você vai investir mais ou menos dinheiro neste tipo de equipamento dependendo da necessidade dele em sua vida. Definir o seu orçamento é a primeira tarefa aqui, e logo depois ver o que de melhor você consegue comprar com este orçamento. Se você for muito sovina talvez você não consiga comprar algo que realmente atenda suas necessidades. Então tenha em mente que você recebe pelo que paga sempre.

Se você definiu que quer mobilidade e simplicidade você terá que pegar uma câmera P&S e para tal digamos que você tem disponível em seu orçamento R$1500,00. Sendo assim você terá que encontrar um opção dentre estas câmeras neste valor que cobrem certas necessidades que veremos já já.

Não pirem muito em gastar o máximo possível, pois nem sempre este é o caminho.

Passo 3: Desempenho, velocidade e resolução.

Você definiu o tipo de câmera e também o orçamento que você tem disponível para trabalhar. Legal mas ainda faltam coisas cruciais como qual finalidade sua câmera servirá. De nada adianta investir em uma câmara que e super lente e tem foco com o velocidade de uma tartaruga, nada contra as tartarugas, se você vai fotografar esportes por exemplo. Ou ter a câmera com os disparos mais rápidos do planeta se você vai usá la apenas para fotos retratos 3×4 em estúdio.

Aqui vale a regra de conhecer o que você vai fazer para aí sim escolher a melhor ferramenta para o trabalho. Então preste atenção em coisas com quantidade de quadros por segundo (fps), coisas como megapixels (resolução em mp) e outros fatores como velocidade de foco, velocidade de inicialização, tamanho do buffer, etc. Tudo isto é claro vai depender da utilização que você fará da sua câmera.

Se for fotografar casamentos você vai precisar de:

  • Uma câmera que tenha a capacidade de focar rápido
  • Que tenha uma ótima resolução (ou seja, mais megapixels)
  • Seja versátil quanto ao ângulo de visão (poder trocar as lentes)
  • Seja confiável (que não tenha histórico de problemas muito grande)

Estas são apenas algumas das sugestões que posso te dar. Assim você pode pesquisar e ver qual câmera que tem estas características e também se encaixa em seu orçamento.

Passo 4: Estabilização de imagem.

Estabilização de imagem Nikon Z7

Pode parecer bobeira mas ter uma câmera, ou lente, que tenha uma boa estabilização de imagem faz toda a diferença em seu trabalho. Hoje em dia temos mais de uma opção de estabilização de imagem. Hoje ela é normalmente encontrada no sensor das câmeras, comumente chamado de IBIS. Onde o sensor pode se mover para todas, ou apenas para algumas, direção para compensar certos movimentos e tornar a imagem mais nítida. Isto pode ser encontrado também em lentes, chamado de OIS ou Vr dependendo da marca. O fato é que se você quer ter este recurso a sua disposição seu orçamento não pode ser tão apertado. Principalmente para quem faz vídeos ter algum recurso de estabilização é necessário.

Passo 5: Gravação de vídeos.

Para muita gente este é o único item que importa,  se a câmera pode fazer bons vídeos ou não. Hoje em dia quase todas elas podem fazer alguma especie de vídeo mais isto não quer dizer que o vídeo é bom. Existem câmera capazes de fazer vídeos incríveis em FHD (1080p) com 120 fps, porém junto com isto temos o custo normalmente elevado. Outras câmaras gravam em 4K com apenas 15 fps, que só serve como apresentação de slides e não como vídeo. Se a capacidade de gravação de vídeo para você é importante aconselho você definir quais aspectos do vídeo são os mais importantes, ou serão mais usados, assim você conseguirá definir uma bom caminho de escolha.

Digamos que você quer:

  • Videos em câmera lenta
  • Não usar tripé o tempo todo
  • Ótimos qualidade de imagem e muitos detalhes

Você provavelmente está procurando por uma câmera que grave entre 1080p e 4k e que possa fazer entre 60 a 120 fps e que tenha estabilização de imagem ótima. Lógico que o compromisso aqui será o preço, mas é o papo da necessidade, se precisa realmente vai ter que pagar o preço.

Passo 6: Ergonomia e qualidade de construção

Sempre que possível antes de comprar uma câmera nova tente testar ela antes, experimentar mesmo. Assim você vai sentir na mão se ela é confortável ou não, vai por mim não tem nada pior que usar uma câmera desconfortável. Eu tenho uma mão relativamente grande e quando eu pego uma câmera compacta parece que vou esmagar ela. Isto torna minha vida um pouco difícil pois para mim é desconfortável ter que ficar tomando cuidadinho pra não quebrar a camerazinha.

Logo acabo me dando melhor com uma câmera mais parruda. Prestar atenção em detalhes como ergonomia e qualidade de construção irá trazer para seu jogo muita mais confiança em seu equipamento, e logo em sua fotografia. A qualidade de construção irá ditar por quanto tempo que você usará sua câmera, se ele for toda de plástico já viu né. Se você é do tipo que não importa se faz chuva, neve, ou se você está dentro de um rio e mesmo assim vai querer tirar uma ótima foto aconselho você a procurar uma ótima qualidade de construção com um boa vedação contra intempéries.

Passo 7: Conectividade

Hoje vivemos o ápice da geração internet tudo é conectado e shareado online, às vezes até demais. E se para você é necessário que sua câmera tenha integração com seu celular, ou qualquer outro aparelho, você precisa definir qual tipo de conectividade e a mais importante para você. Podemos encontrar câmeras que são capazes de transmitir fotos via  Wi-Fi, bluetooth e até o desconhecido NFC, isto tudo irá tornar mais fácil o compartilhamento de suas fotos em suas mídias sociais.

Alguns tipo de conectividade são ótimos como o Wi-Fi e o GPS. Nada melhor que poder transferir suas fotos para o telefone ou computador sem precisar usar cabos para isto, ou o famoso GPS para nunca perder o local exato onde foi feita a foto. Mas aqui também vale a necessidade, de isto for realmente necessário em sua vida a ponto de você não poder viver sem, invista no recurso, do contrário invista apenas no que lhe é importante.

Conclusão

Comprar uma câmera nova é fácil, você normalmente já sabe do que precisa e quase sempre sabe para onde ir. O problema se instala quando fazemos isto pela primeira vez. Tenha sempre em mente tudo o que você precisa, necessidades reais, e também o que você pode, custo atual e futuro, mas não deixe também de pensar em desejos, coisas que gostaria de ter. Afinal de contas com novos recursos abrem-se novas possibilidades então talvez comprar uma câmera com o recurso que você deseja pode ser um bom caminho.

Normalmente você vai levar cerca de 1 mês para tomar esta decisão então caso tenha muitas dúvidas pergunte para alguém mais experiente, ou procure a opinião em fóruns e blogs.

O importante não é escolher rápido, mas sim tentar fazer a melhor escolha possível dadas as limitações.

Não esqueça que você sempre pode postar aqui nos comentários ou chamar la no Twitter, Instagram ou Facebook.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.