Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 5 – Como editar suas fotos

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 5 – Como editar suas fotos

Última atualização:

Hoje vou falar um pouco mais sobre como editar suas fotos no Lightroom. No final, vou incluir um fluxo de trabalho simples para ajudá-lo a trabalhar a edição de suas fotos.

Desenvolvendo Fotos no Painel Básico

O Painel básico é onde eu costumo começar ao editar minhas fotos, e você já teve uma prévia dela no post passado. Os ajustes que você faz no Painel básico (e todos os outros painéis abaixo) são ajustes globais.

Isso significa que eles aplicam ajustes na foto inteira. Normalmente, trabalho o painel básico um passo de cada vez. E isto me ajudar a definir a foto como um todo e ter uma bela ideia de como será meu produto final

Equilíbrio de brancos

Antes de fazer qualquer edição eu sempre gosto de ter um bom equilíbrio de branco. A ferramenta conta gotas é minha melhor amiga quando se trata do balanço de brancos.

como editar suas fotos no Lightroom

Para colocar ela em funcionamento, seleciona a ferramenta e procure na foto alguma área neutra, branco ou pelo menos 50% cinza, que normalmente são as áreas que têm a melhor representação de cores decorrente da iluminação que você está usando.

Se eu estiver tendo dificuldade em encontrar uma área neutra em seus retratos, uso os brancos dos olho.No caso de fotografias de paisagem costumamos usar alguma pedra ou rocha que tenha sido bem iluminada na hora da fotografia.

Às vezes, altero o meu equilíbrio de branco depois de usar a ferramenta conta gotas usando os controles deslizantes Temperatura e Tingimento (Temp / Tint). De forma a conseguir uma melhor representação do que vi na hora de tirar tal fotografia.

A opção de ajustar o balanço de branco usando as diferentes configurações de balanço de branco que acompanham a câmera também está disponível. E você também usar elas como um ponto de partida na hora de ajustar o balanço de branco de suas fotos.

como editar suas fotos no Lightroom

Exposição e contraste

É aqui é onde você ajusta a exposição da sua foto. Para aumentar a exposição da sua foto, clique e arraste o controle deslizante para a direita. Para diminuir a exposição da sua foto, clique e arraste o controle deslizante para a esquerda.

Já para aumentar ou diminuir o contraste o processo é o mesmo. É possível fazer ajuste grandes em exposição e também em contraste, mas ajustes muito amplos não são muito recomendados, o melhor e conseguir uma boa exposição e contraste na hora que estiver fotografando, assim não introduzimos muitos artefatos estranhos decorrentes de um processamento pesado em nossas fotos.

como editar suas fotos no Lightroom

O controle de exposição irá ajudar a escurecer fotos muito claras ou o clarear fotos muito escuras, já o controle de contraste trabalha em duas áreas diferentes. Aumentando o contraste você deixa as áreas mais escuras ainda mais escuras e ao mesmo tempo as áreas claras mais claras.

Você também tem a disposição o botão AUTO, que ajustará de forma automática outras coisas além da exposição e contraste levando em consideração o que o Lightroom acha que é uma exposição equilibrada para sua foto. Isto pode ser um bom ponto de partida para o ajuste de suas capturas, e é claro que podemos refinar este ajusta manualmente.

Destaques e Sombras e Brancos e Pretos

Destaques trabalham apenas nas áreas claras da foto, assim como o controle de sombras apenas nas áreas escuras.

como editar suas fotos no Lightroom

Aqui você pode trabalhar artisticamente, e irá depender de seu senso a quantidade ajustes feitos. Muitas vezes você irá querer recuperar certos detalhes nas regiões mais escuras da fotos, então você usará o controle de sombras para a direita. O mesmo vale para áreas muito claras da foto, mas que ainda não são totalmente brancas. São ótimas ferramentas para ajustar certos detalhes que tanto a ferramenta de contraste quanto a ferramenta de exposição não foram capazes de ajustar.

Brancos e pretos trabalham diferente do controle de contraste, mas tem praticamente o mesmo efeito. A diferença aqui é que eles trabalham apenas nas cores referidas. Por serem ajuste mais extremos, trabalhando apenas em cores definidas, pretos e brancos, podemos usar esses controles para melhorar o contraste de nossas fotos.

Claridade vibração e saturação

Claridade é um pouco como uma ferramenta de contraste inteligente. Funciona encontrando bordas pela foto e deixando as mais nítidas ou suavizando-as. Defino esta ferramenta como contraste para tons médios da fotos. Super útil quando bem usada.

Não aconselho usar este controle em excesso, principalmente em imagens com pouca textura. E tambem nao aconselho usar esta ferramenta para “fingir” uma nitidez que a foto não tem, então sempre use esta ferramenta com baste cuidado.

O controle de vibração é bem parecido com o controle de saturação, porém mais esperto. Ele trabalha bem em quase todas as cores, mas é bem mais controlado quando falamos em tons de bege, ou tons da pele, ótimo para ajustar cores mais quentes.  Muito útil quando você quer trabalhar todas as cores de uma única vez mas de forma comedida.

Já o controle de saturação, trabalha em todas as cores, deixando-as mais ou menos vivas, como todo controle de saturação, aqui a premissa é ser comedido, afinal saturação demais pode arruinar um boa fotografia.

Curva de tonalidade, Split toning, HSL, Correção de perfil de lentes, transformação, efeitos e perfil da câmera foram todos explicados em detalhes no post passado. Coisas como Correção de perfil de lente costumo fazer como primeiro ou segundo processo durante minhas edições, justo com o balanço de branco, pois este ajuste pode mudar um pouco a exposição e contraste das fotos. Curvas de tonalidade utilizados juntamente com os ajustes que faço na aba de ajustes básicos, junto com contraste, detalhes e sombras. Já o processo na aba HSL fica junto com os ajustes de vibração e saturação durante meu fluxo de trabalho. 

Pensando desta forma reduzo todo o trabalho a apenas alguns passos e nao a 9 abas diferentes. Trabalhando ao mesmo tempo em abas que tem ajustes relacionados facilita muito a vida a hora de enxergar o trabalho como um todo. De nada adianta você trabalhar apenas a saturação geral sem pensar em como ficará a saturação de cores específicas na sua foto.

Desenvolvendo fotos e ajustes locais

Assim que termino todos os ajustes globais de minhas fotos, começo o processo de pensar em detalhes locais, que são super importantes para obter a melhor fotografia possível. Estes  detalhes vão desde ajustar coisas como sujeira no sensor da câmera, usando a ferramenta de Clone até ajusta a iluminação / exposição de certas áreas da foto com  a ajuda do pincel ou filtros disponíveis no Lightroom.

Como já falei de ajustes locais em um artigo separado aqui no blog, vou pedir para vocês irem neste link aqui e dar uma bela lida pois no artigo explico tudo sobre os ajustes Locais no Lightroom. 

Fluxo de trabalho simples para edição de imagens

Quanto mais você usa o Lightroom mais fácil ele vai se tornando, mas nada como ter um fluxo de trabalho coerente para ajudar. Meu fluxo de trabalho começa analisando a foto e imaginando onde eu quero chegar com a edição.

Os dois passo iniciais que sempre dou são ajuste de correção de lentes e o balanço de branco. A partir daí tudo irá depender de onde quero chegar com a foto.

Trabalho a exposição e o contraste juntos, caso seja necessário algum ajuste, não importando se tenho que usar apenas a aba básica ou também a aba de curva de tonalidade. E em seguindo vou para a seção de destaque e sombras. Ajuste esta seção até ter um bom equilíbrio entre as cores e tons na foto. Aqui o mesmo vale, não importa a aba que uso, mas sim o resultado que quero obter.

Uma coisa que aprendi com o tempo é que não existem regras na hora de editar, a única regra que você precisa seguir é o conceito final do seu projeto.

Para ajudar vou deixar aqui um arquivo RAW para que você possa treinar, baixe ele aqui, e também deixarei uma imagem de referência.

como editar suas fotos no Lightroom

Usarei por enquanto apenas os controles do módulo básico, assim você pode ter uma ideia de onde pode chegar!

Assim que terminarmos os 7 dias você poderá exportar, esta ou outras fotos com as suas edições, e postá-las no Instagram. Se o fizer use a hashtag #fotographiko pra gente ver os resultados! Aproveita pra seguir @rixmascarenhas

E não deixe de compartilhar este post!

E se você começou por este post não deixe de ver os outros:

Dominando o Lightroom em 7 dias

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 01 – Catálogo 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 02 – Importação 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 03 – Módulo de biblioteca 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 04 – Módulo de desenvolvimento 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 05 – Como editar suas foto 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 06 – Presets e Cores 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 07 – Exportar ou Imprimir

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.