Como criar imagens com dupla exposição no Photoshop

Como criar dupla exposição no Photohop

No artigo da semana passada prometi que iria postar um artigo falando de Photoshop esta semana, pois bem tai um artigo bem simples sobre Como criar imagens com dupla exposição no Photoshop. Quem viu o post anterior já sabe como é possível fazer fotos com dupla exposição diretamente na câmera, então hoje tomaremos um caminho um pouco mais controlado mas nem por isto menos legal.

Criando dupla exposição no Photoshop

Na real trabalhar com o Photoshop é apenas um opção pois existem apps tão bons quanto ele por aí. Mas por ele ser a referência em edição e imagem é bem provável que ouviremos falar sobre ele durante muito tempo ainda. Muitas coisas no Ps (Photoshop como nos chamamos normalmente) são fáceis de fazer e precisam de poucos clique. Já outras carecem de horas e mais horas de trabalho. Criar uma imagem com dupla exposição não é uma daquelas tarefas que irá te consumir o dia todo, tá mais para us 30 minutos da sua vida apenas.

A primeira coisa a se fazer é escolher as fotos que você gostaria de combinar em sua foto com dupla exposição.

A melhor dica aqui é escolher a foto principal primeiro, a foto que terá maior importância em sua composição. É claro que é sempre bom ter uma boa ideia do tema definido antes de começar a trabalhar, então escolher imagens que contam melhor a história é algo que você sempre deve ter em mente.

Para o tutorial vou escolher esta foto como foto principal da minha dupla exposição:

Girl - dupla exposição no Photoshop

E para compor o restante de minha foto vou usar esta outra imagem.

Street

Recortando no Photoshop

Recortar as coisas o Photoshop tem ficado cada dia mais fácil, e nós hoje vamos precisar de um pouco deste conhecimento. Gosto muito de trabalhar com a ferramenta de seleção e máscaras, quase sempre o trabalho sai facil e rapido. Mas sempre uso uma malandragem antes que me ajuda muito na hora de criar a seleção da imagem.

Esta malandragens é bem simples. Primeiro vamos na guia Canais (channels) e duplicamos o canal com maior contraste, neste caso aqui usarei o canal azul.

Ps Channels

Em seguida usar o filtro de níveis (Levels) para aumentar ainda mais o contraste da foto, fazendo com que a moça fique preta ou quase totalmente preta e o fundo fique branco. Atalho para o Levels é ctrl+l. Caso seja necessário você pode usar o pincel, atalho tecla b, e pintar de preto áreas que pertencem ao que você quer selecionar mais e que não foram tão afetadas pelo controle de Níveis (Levels).

Assim que tiver um grande contraste entre o que você quer selecionar e o fundo da imagem você pode usar algumas das ferramentas de seleção como varinha mágica (Magic Wand) ou selecionar or cores (Color range selection). Por conta do grande contraste entre você consegue selecionar perfeitamente quase tudo.

Agora com a seleção pronta é hora de criar uma máscara em sua imagem, e isto é trabalho super fácil. Para tal basta clicar no terceiro ícone da esquerda para a direita do rodapé da camada. Você também pode criar uma máscara invertida segurando a tecla Alt ao clicar no ícone de nova mascara.

PS levels

Não esqueça de sempre de salvar seu progresso caso algo de inesperado aconteça, e sempre depois de terminar um mascaramento no Photoshop é importante salvar o arquivo.

Dupla exposição com camadas no Photoshop

Agora que você já tem uma camada com o máscara pronta podemos trazer a segunda foto para o jogo. Aqui é muito fácil basta arrastar a segunda imagem para o Photoshop que ela será importada para o arquivo que você está trabalhando. Assim que sua segunda imagem já estiver no Ps vá em opacidade da camada e diminua para cerca de 50%, assim você poderá ver a imagem principal também.

Agora é só posicionar a segunda imagem onde você acha que ela ficará interessante e estamos prontos para começar a criar!

Camadas no Phostohop

Com a segunda imagens posicionada copie o mascaramento da primeira para a segunda imagem. Para fazer isto basta arrastar a máscara de uma imagem para outra com a tecla Alt pressionada.

Mascaramento

Inverta  ordem das camadas, deixando seu objeto principal na primeira camada, e selecione a máscara desta camada clicando nela. Agora o trabalho é fácil, com a máscara selecionada basta usar o pincel (letra b) e ir pintando as regiões onde você quer que a segunda imagem apareça. O ideal é usar uma opacidade baixa no pincel, isto pode ser ajustado no menu superior quando você seleciona a ferramenta. Como estamos pintando um mascara vamos usar apenas as cores preto e branco, assim quando você for pintar uma máscara lembre do seguinte:

  • Pintar de branco na máscara mostra o que está por baixo
  • Pintar de preto na máscara esconde o que está por baixo

Usar uma opacidade baixo no pincel vai te ajudar a criar um ajuste mais fluido, menos abrupto, e o resultado fica bem mais natural.

dupla exposição no Photoshop - Pincel

Finalizando a imagem

Agora que você terminou todo o ajuste na máscara você pode trabalhar com outros filtros como ACR (Adobe Camera Raw), que é uma espécie de Lightroom dentro do Photoshop, para terminar sua imagem. Você também pode mudar um pouco a composição usando a ferramenta nativa de crop, atalho tecla c, para mudar as proporções da imagem. Assim que você terminar basta exportar a imagem pelo menu Arquivo > Exportar. Pronto sua imagem está pronta para conquistar as interwebs.

dupla exposição no Photoshop

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.

Top Reviews