Conteúdo do post
Se você é do tipo que se perde no meio de um mar de opções e não sabe o que fotografar, como eu muitas vezes, aqui vão 10 dicas para fotografar paisagens.
Fotografia de paisagens é um gênero muito popular e muitos fotógrafos iniciantes começam seus hobbies ou estudos por este nicho. Há, entretanto, existem mais coisas do que apenas encontrar um lugar bonito para fotografar.
Aí você saiu tirou um monte de fotos de um lugar bonito, aí você chega em casa e descobre que nem todas elas saíram boa, e agora?
10 dicas para fotografar paisagens
1 – Trabalhar a cena
Uma das coisas mais comuns de se ver é um fotógrafo iniciante sair caminho em direção a cena disparando sem pensar no que ele está fotografando.
Em contrapartida, fotógrafos mais experientes param e pensam um pouco mais antes de sair disparando como uma metralhadora.
Sem sombra de dúvida tirar alguns segundo para planejar suas fotos é uma coisa essencial, tentar ver a foto pronta antes de apertar o botão do obturador.
Isso irá te ajudar todas as vezes, não apenas na foto em questão, mas também a ser um fotógrafo melhor, e compreender não só como a luz trabalha mais também como compor suas fotos.
Trabalhe a cena, pense em ângulos diferentes, procure objetos de primeiro plano, e de plano de fundo.
Brinque com as cores, use tudo que estiver à sua disposição. Assim você vai garantir que suas fotos tenha algo interessante para mostrar.
2 – Linhas e padrões
Quando você tiver alguma dúvida do que fotografar, procure por linhas guia. Isso irá te ajudar a achar fotos escondidas em locais inusitados.
As linhas guia tem muita força dentro de uma composição, e principalmente em fotografia de paisagens elas estão sempre presente.
Cercas e estradas são normalmente muito fáceis de se achar e irá direcionar o olhar do espectador direto para onde você quer que ele olhe!.
Padrões também tem uma força de composição muito boa, e podem ser um ótima escolha para suas fotografias de passagens.
Os padrões podem ser em qualquer lugar, no chão, na casca de árvores, como estas árvores são plantados. Alguns padrões podem ser fascinantes.
3 – Hora do dia
Não esqueça também de colocar em seu planejamento a hora em que você irá fotografar, sabemos que alguns horários são melhores que outros.
Dependendo do lugar do planeta em que você se encontra escolher bem o horário é muito importante para conseguir boa luz natural.
Sabemos que a hora mágica, Golden hour, é uma ótima opção para aqueles que gostam de fotografar paisagens com luz natural.
Pra que usa smartphones com sistema Android uma ótima opção de aplicativa para ficar sempre ligado na Golden Hour é este aqui:
Com ele você nunca vai perder a hora boa das fotos de passagem, pra quem não gosta de acordar muito cedo, como eu, fotografar pela manhã pode ser um esforço!
Durante o meio dia com o sol a pino você terá mais trabalho com a luz, porém é uma hora muito interessante se você quiser fotografia com muito contraste.
Aqui a dica é mapear os horários que te darão o clima que você pretende para suas fotografias e seguir para fotografar.
4 – Não esqueça primeiro plano
O primeiro plano é muitas vezes esquecido ao fotografar paisagens, mas às vezes o que está bem na sua frente é exatamente o que você precisa para tornar sua imagens mais fortes.
Fotografias de passagens podem ser mais interessantes se adicionarmos uma planta, um tronco ou uma pedra em primeiro plano.
O que também irá criar uma história, um ponto de partida em sua imagem deixando ela muito mais bacana.
5 – Aprenda com os outros
Sem dúvida, uma das melhores coisas que você pode fazer é olhar para outros fotógrafos estão fazendo.
Ver como alguém interpreta determinado cenário irá te ajudar a evoluir e devolver melhor suas técnicas de composição. Comece copiando, sim copiando, e depois coloque tudo o que você aprendeu em uso, com sua própria identidade!
Não subestime o quanto se pode aprender copiando o que alguém já fez!
É claro que você não vai querer ter uma foto exatamente igual a de outra pessoa, então usa a técnica de “copiar” apenas para aprender como as coisas funcionam.
6 – Mesmo lugar estão diferente
Mesmo que você tenha tirado centenas de fotos em um lugar não significa que você não tem mais fotos para fazer ali. Vá a este lugar em uma estação do ano diferente, e veja como as coisas podem mudar dramaticamente.
Por exemplo, no outono, quando as folhas começa a cair e ficam com cores mais vivas.
Isso irá te dar uma fotografia completamente diferente de uma tirado no alto inverno, onde as folhas já estão mais secas e algumas árvores completamente peladas.
7 – Detalhes também são paisagens
Muitas vezes você está procurando aquela árvore perfeita, ou aquele morro ou montanha linda e acaba deixando passar um monte de coisa legal. Folhas secas no chão, flores e até mesmo galhos podem ser ótimas coisas a serem fotografadas.
Não esqueça deste detalhe, afinal isso também pode ser considerado paisagem.
Se você tiver a sua disposição uma lente macro melhor ainda.
8 – Armas para o trabalho
Se você está pensando que precisa de um monte de coisa pra sair e fazer ótimas fotografia de passagem, você tá completamente errado.
Uma câmera e uma ou duas lentes já a são armamentos mais que o suficientes para o trabalho. É que mais ferramentas igual a mais opções de trabalho.
Se você tiver um tripé ele será bem vindo ao time, principalmente se você tiver que fazer fotos com linda exposição.
Cuidado com o tripé, pois muitos parques não permitem que você os use, pelo menos sem uma requisição previa. Uma lente grande angular e uma lente zoom, até 200mm, já farão sua bem amada feliz.
Coisas como filtros ND, CPL, GND podem ser adicionados ao seu kit posteriormente caso você queira.
9 – Tripé, a favor ou contra?
Existe um grande mito:
Fotógrafo de paisagem só tira foto com tripé.
Isso pode até ser um padrão de trabalho, mas não é uma verdade absoluta.
Tudo vai depender do que você está fotografando, e de como será a exposição da cena.
Se você notar que um tripé é útil para determinada cena, fotos panorâmicas por exemplo, faça uso dele. Tenha um bom tripé, ele com certeza irá te ajudar, mas não deixe que ele atrapalhe em seu fluxo criativo.
Sempre indico que as pessoas aprenda a trabalhar com um tripé, pois muitas vezes ele pode salvar sua foto. Mas, se não sentir a necessidade de usá-lo não perca tempo montando toda a parafernália e parta direto para ação.
10 – Procure a história
Por último mas não menos importante; procure a história escondida. Muitas vezes você irá a lugares onde tudo irá te parecer muito chato e parecido.
Se esforce e procure por opções que contem uma história, nem sempre ela estará debaixo do seu nariz. Tente sempre fazer seu melhor, não tenha vergonha e andar com sua mochila e equipamento pronto para fazer sua próxima obra prima.
Muitos locais tem segredos escondidos, e é muito bacana quando você é um dos primeiro a fotografar tais segredos!
Deixe seu comentário, compartilhe este artigo e principalmente use o que você leu aqui a seu favor. Saiam e fotografem!