Conteúdo do post
Neste artigo vou faslar sobre o que é e como usar a Profundidade de campo. Falaremos não apenas na superficie do assunto, mais também iremos mais fundo para que você possa enterder como usar esta ferramenta tão importante na fotografia.
O que é profundidade de campo?
A profundidade de campo refere-se ao intervalo de distância em que uma foto aparece com nitidez aceitável.
Isso varia dependendo do tipo de câmera, aberturas e distância, embora tamanho de impressão e distância de visualização também podem influenciar nossa percepção de profundidade de campo.
Este tutorial foi concebido para proporcionar uma melhor compreensão intuitiva e técnica para a fotografia.
A profundidade de campo não muda a nitidez da foto abruptamente , mas em vez disso ocorre uma transição gradual.
Na verdade, tudo imediatamente a frente ou atrás do plano de foco já começa a perder nitidez – mesmo que isso não seja percebido pelos nossos olhos ou pela sensor da câmera.
Já que não existe um ponto critico de transição entre o desfoque e o foco um termo mais rigoroso chamado de ‘círculo da confusão “é usado para definir o quanto um ponto precisa estar borrado, a fim de ser visto como desfocado.
Quando o círculo de confusão se torna perceptível aos nossos olhos podemos dizer que a região está fora da profundidade de campo e neste momento não mais “aceitavelmente nítido”.
Como controlar a profundidade de campo
Embora o tamanho de impressão e distância de visualização influencie o quão grande o círculo de confusão apareça aos nossos olhos, a abertura e a distância de focagem, ou distancia focal, são os dois principais fatores que determinam o quão grande o círculo de confusão será no sensor da câmera.
Aberturas maiores (f-numbers menores) e distâncias focais mais próximas produzem uma menor profundidade de campo. O teste a seguir mantém a mesma distância do foco, mas muda a definição de abertura:
Nas fotos acima você pode ver como a abertura pode manipular, e muito, a sua profundidade de campo.
Repara que quando vou fechando a abertura os pinceis do fundo vão ficando mais nítidos, na verdade estou aumentando a profundidade de campo de certa forma.
Fotos dos pinceis tiradas com uma Nikon D5200 e uma lente Nikkor 50mm f1.8G.
Profundidade de campo não é a mesma coisa que desfoque do fundo?
Este é o mal entendido mais comum entre os fotógrafos iniciantes, uma confusão vaga entre DOF, Depth of field ou profundidade de campo e desfoque do fundo.
Agora, é verdade que o DOF é uma ferramenta que usamos, e muito, para desfocar seletivamente partes de uma imagem, para isolar o ponte de interesse ou até para criar o que chamamos de foco seletivo.
Mas pensar em DOF como apenas uma maneira de desfocar o fundo é meio que perder um pouco o sentido das coisas.
Por que na verdade o sentido da profundidade de campo esta indo exatamente no sentido contrario do desfoque. Afinal o termo profundidade de campo não se refere as parte que estão desfocadas na imagem. E sim na distancia de foco aceitável.
Aqui está uma definição de trabalho que eu gosto.
Profundidade de campo (substantivo): A faixa de distância em uma imagem onde o foco é aceitavelmente nítido.
Aqui um exemplo onde o desfoque do fundo é usado como ferramenta para isolar o objeto de interesse na imagem:
Bronze Panther by Rix Mascarenhas on 500px
Como usar a profundidade de campo – Dica 1
Se você deseja desfocar o fundo como o objeto longe dele. É muito mais fácil para desfocar um fundo que esta 9 metros atrás de seu objeto a ser fotografado do que um que é de 60 centímetros do que vai ser fotografado.
Quanto mais próximo você está para o seu objeto a ser fotografado mais fácil é para desfocar o fundo. Pense nisso como uma razão: a distância entre você e seu ponto de interesse versus a distância entre o motivo e o fundo.
Como usar a profundidade de campo – Dica 2
É possível exagerar com uma profundidade de campo rasa. Você pode fazer a profundidade de campo tão pequena que você perde partes do rosto da pessoa que se esta fotografando, no caso de retratistas.
Usar a profundidade de campo para criar desfoque de primeiro plano
Desfoque primeiro plano por muitas vezes é negligenciado por fotógrafos quando eles pensam sobre DOF, provavelmente porque cada foto tenha um fundo, e quase sempre elas são arranjadas para não ter nada no primeiro plano a não ser o objeto principal.
O exemplo clássico é desfocar o fundo em um retrato de chamar a atenção para o rosto, no caso dos retratos. No entanto, ter objetos desfocados em primeiro plano pode dar uma sensação de enquadramento, profundidade, ou contexto para uma foto.
Ou até mesmo para fazer o tal foco seletivo, onde o isola o objeto de interesse mesmo que para isto tenha que desfocar o primeiro plano
Você também pode usar o desfoque de primeiro plano para remover obstáculos que estão entre você e o objeto a ser fotografado.
A próxima foto foi tirada da arquibancada, entre o carro que foi fotografado e o fotografo existia a grade. Grade este que mal pode ser vista devido ao desfoque de primeiro plano.
O que é Bokeh?
Fotógrafos em geral costumam em geral costumam usar tal termo. Muitas vezes se referindo a determinadas lentes como por exemplo as que dão “bom bokeh” ou “bokeh ruim” para determinar a qualidade da lente.
Bom de qualquer forma todos estão atrás de uma lente que consiga desfocar o fundo com o que chamamos de bokeh circular.
Algumas lentes tem melhor capacidade de tal efeito no primeiro plano, outras no plano de fundo e de qualquer forma não existe uma relação.
Então caso queira, e em algum momento vai querer, experimentar com as suas lentes e veja que tipo de bokeh elas te dão o desfoque de primeiro plano e ou de plano fundo.
A maneira mais fácil de ver a forma do bokeh é de tirar uma foto com pequenas luzes no plano de fundo ou primeiro plano que estejam fora de foco, assim você irá saber qual tipo de desfoque tem.
Conclusões
A manipulação do profundidade de campo é uma boa maneira de modificar as características de sua foto, e manipular a abertura é a maneira ideal de fazer isso porque ele tem pouco ou nenhum efeito na composição da foto.
Você simplesmente precisa alterar a velocidade do obturador (ou alterar a sensibilidade à luz – ISO) para compensar as mudanças na exposição por conta dos ajustes de abertura .
Alterações na distância e distância focal também afetam DOF, mas estas mudanças têm consequência em termos de composição. Assim, as alterações abertura são a melhor maneira de manipular DOF sem afetar a composição de uma foto.
One Comment