Com a A6000 a Sony criou o sistema de autofoco mais rápido já visto em uma câmera de sensor de imagem de tamanho APS-C, ou crop sensor.

Sony A6000 autofoco A Sony A6000 tem uma série de características que se concentra de for surpreendente sobre objetos em movimento

 

Não é todo dia que você se deparar com um sistema de câmera compacta com autofoco que supera uma DSLR top de linha. Mas com a A6000 Sony conseguiu algo muito especial.

Não contente com a simples criação do sistema de autofoco mais rápido do mundo, Sony incluiu uma área de foco que cobre quase todo o frame e combinado isso com capacidade de rastreamento excelente.

Isso trás para os fotógrafos praticamente tudo que eles procuram – fotos mais nítidas e menos disparos.

O foco automático leva 0,06 segundos, o que – no momento da escrita – é o mais rápido de qualquer câmera APS-C já lancada.

Na prática, isso significa que se você está gravando uma criança animado, uma dançarina em movimento, um carro em alta velocidade ou qualquer outro objeto que se move, o foco irá travar em um instante da cena a ser fotografada.

Sony A6000 autofoco

 

 

Autofocus Phase Detection

O sensor utiliza focagem automática Detecção de fase – o mesmo sistema de focagem precisa favorecido por DSLRs – com um escalonamento de 179 pontos detecção de fase.

Assim, a área de focagem ativa abrange praticamente a totalidade do frame, ou seja, o objeto estará em foco sempre que aparece na cena.

O sistema de focagem híbrido também emprega 25 pontos de contraste que funcionam por meio da análise da imagem digital para detalhes da aresta a fim de assegurar a nitidez.

Trabalhando em conjunto com detecção de fase, faz com que o desempenho do autofoco incrivelmente rápido com excelente cobertura.

Foco 4D

Sistema de foco 4D da Sony faz uso de 179 pontos de detecção fase não só para rastrear a posição do objeto na cena, mas também para analisar o movimento e prever o que ele vai fazer em seguida.

Assim se por exemplo um atleta está pulando para a câmera o sistema de foco 4D irá calcular a sua posição no espaço 3D e acompanhar a sua velocidade, a fim de prever com precisão o seu próximo movimento.

Também é inteligente o bastante para reconhecer o que você que esteja nítido. Mesmo que outra coisa fica no caminho por um momento, o foco automático não será enganado e não abandonará o tema em movimento.

A velocidade e a amplitude do autofoco é impressionante o suficiente mas em cima disso modos de focagem inovadoras como Detecção de Rosto permitem priorizar um rosto sobre os outros em uma multidão e detecção olhos para encaixar a parte do rosto que você quer sempre mais nítida.

Sony A6000 autofoco

 

Controles área de foco

Muitas vezes o sistema de autofoco irá fazer a escolha certa mais rápido do que você poderia, mas se você preferir ter mais controle, então você pode zerar em alguma parte do frame, escolhendo entre uma gama de controles da área de foco.

Ponto flexível’ permite escolher um único ponto de foco em qualquer lugar do frame, enquanto “Zona” prioriza uma parcela maior (útil para retratos verticais quando você sabe a cabeça estará na metade superior).

«Centro» permite que o ponto de foco central, por isso é ideal para quem gosta de se concentrar e recompor antes de fotografar.

E se você preferir o foco manual então há um outro toque agradável – assim que você começar a girar o anel de foco na lente a imagem no visor (viewfinder) irá saltar para uma ampliação de 16x para a precisão extra.

A A6000 combina características inovadoras com desempenho surpreendente em um pacote compacto e elegante que vai deixar os usuários DSLR experientes perguntando por que na terra as suas mais caras câmeras, maiores estão ficando muito atrás.

Quando se trata de autofoco, a A6000 está liderando o caminho.