Conteúdo do post
Pós produção no Lightroom
Muitas pessoas dizem que fotografia é uma forma de arte, e eu não discordo de forma alguma, existem tantos elementos envolvidos que até fica fácil se perder durante o processo de criação de uma obra, e hoje darei algumas dicas do penúltimo processo de todos, a pós produção para iniciantes.
A pós produção pode parecer muito desafiadora, principalmente para iniciantes, mas o que digo neste hora é tenha calma, tenha paciência e pratique, experimente.
Nunca se esqueça que grande fotografias vão além da pós produção. Uma bela foto precisa de conceitos forte, precisa ser bem composta, para que desta forma tenhamos um belo alicerce para trabalhar.
A escolha do sotfware de pós produção
O tipo de edição que você ira fazer a suas imagens não depende de qual software você vai escolher, ou já tem, afinal em sua maioria ele tem quase as mesmas funções.
Os dois mais famosos são o Adobe Photoshop e o Lightroom, que são armas para fotógrafos amadores sérios e é claro para profissionais.
Mas se você é um novato absoluto talvez você opte por outros opções de software de pós produção, até por conta de alguns softwares custarem um absurdo.
Existem ótimas opções sem custo algum como o PicMonkey e o Picasa, que funcionam muito bem em um nível básico.
Se você usa o seu smartphone como câmera você terá uma infinidade de apps que farão todo o serviço de pós produção, alguns deles muito bem por sinal.
Como não escondi nós artigos anteriores sou fã do Lightroom, e é ele que usarei para escrever este artigo.
Ajuste o horizonte
Uma das primeiras coisas que faço na pós produção é ajustar o horizonte da foto, desde que já não tenha feito direto na câmera na hora de fotografar. Claro que isto não é regra, e sim apenas uma opção, pois dependendo do conceito da composição que você quer passar ao expectador fotos inclinadas podem funcionar muito bem. Para imagens que têm o horizonte ou linhas principais que venham a representar o mesmo ajustar o nível do horizonte e quase uma necessidade absoluta.
Use a ferramenta Angle no Lightroom para ajustar o horizonte de suas fotos, você também pode usar esta ferramenta para traçar sua linha do horizonte e tornar o processo mais orgânico.
Ajustar ou recortar elementos indesejados
Depois que você ajustou a linha do horizonte é hora de pensar no recorte ,ou crop, da imagem. Nesta hora é bom você analisar o que pode ou não pode ficar na foto. Procure por algo que possa ser um objeto indesejado e veja se ele pode ser retirar apenas no recorte da imagem. Nem sempre é possível ajustar tudo com o crop.
Caso o recorte não te ajude muito nesta hora você terá que tomar procedimentos mais drásticos para que os objetos que não vão ficar bem na fotos seja retirados.
Se você estiver usando o Photoshop você fará bom uso das ferramentas de clone e carimbo para sumir com o que você não quer que aparece. Já quando você esta fazendo a pós produção no Lightroom a ferramenta Spot Healing brush será sua melhor amiga.
Remova todos os pontos de poeira
Esta etapa aqui pode ser sua salvação em alguns casos, principalmente em casos de fotos com longa exposição. É claro que você pode usar esta ferramenta para remover objetos que você não deseja na foto.
Caso esteja usando outro software procure alguma ferramenta que tenha seta opção. Na foto sugerida tinha algo que eu não gostei de ter na foto, apenas um pequeno detalhe, mais de qualquer forma tive que remover, e para isto usei o spot healing do Lightroom.
Ajuste a exposição e contraste
Bom aqui você pode pensar que tudo já esta pronto, mas na verdade você pode estar apenas começando. Ajusta todos os níveis de cor, contraste e outras coisas quase sempre são necessários para que você consiga passar ao espectador todos aquele sentimento que você teve ao fazer a foto. E falando do Lightroom você tem uma seção dedicada apenas para este procedimento na pós produção de uma imagem.
Aqui você pode ajustar o balanço de branco da imagem, contraste, corrigir a exposição, ajustar temperatura da cor, ajustar níveis de pretos e brancos e de regiões de destaque e sombras da imagem. Esta talvez seja a seção que você vai passar a maior parte do tempo na pós produção da imagem, afinal você que entregar o melhor trabalho possível. Então deixe a imaginação fluir e coloque na imagem tudo que você achar que ele precise.
Ajustar a saturação
Ajustar saturação e temperatura da cor irão levar suas imagens a novos padrões de humor, então tome cuido com isto para que suas imagens não pareçam muito processadas e carregadas em demasia, há não ser que isto seja intencional.
Exportação para web ou impressão
Aqui é onde as pessoas cometem a maioria dos erros. Na hora de decidir o formato de distribuição de suas imagens, e a pós produção também toma conta destes aspectos.
Então você terá que usar configurações diferentes quando for distribuir suas fotos pela web ou se for imprimi-las para fazer aquele quadro bacana.
Clicando em Arquivo, ou File, e depois em export você encontrara o menu de exportação do Lightroom, nele é possível mudar o nome de distribuição do arquivo também mudar as dimensões assim como incluir uma marca d’água.
Quanto estiver distribuindo suas imagens pela internet preste sempre bastante atenção nas dimensões permitidas pelos sites onde você pretende enviar tais fotos.
E isto pode ser feito na pós produção no menu de exportação do Lightroom.
Por fim, uma vez que você terminar sua imagem só faltará uma coisa, aproveitar.
O processo de pós produção pode parecer meio complicado para que não esta acostumado, mas com o tempo você irá notar que vale cada segundo que você investiu em uma imagem.
Aqui temos a imagem final após um processo que tomou cerca de 30 minutos, contando com os prints da tela para o artigo.
Não deixem de ver os artigos anteriores, de divulgar em suas timelines e claro que podem deixar comentários!