É incrível o quanto a tecnologia de sensores vem crescendo nos últimos anos e trazendo para o mercado cada vez mais novidades, e agora é a hora dos smartphones da Sony ganharem um belo uptade com uma tecnologia que permitira que um smartphone da Sony disparar em até 1000FPS.

No passado nós tivemos autofocus de dual pixel , ISOs ultra elevado , e um monte de outros recursos legais aparecendo aos montes, não só em telefones.

Telefones e sensores de câmera em geral ficam cada vez mais poderosos com cada nova geração. Este novo sensor da Sony, porém, pode ser uma das mais emocionantes novidades que estão por chegar.

Os engenheiros da Sony desenvolveram uma forma de acelerar a captura de dados de um sensor CMOS. O negocio parece tão insano que será possível, com um celular, gravar vídeos em Full HD em até 1000 quadros por segundo, absurdo.

Como marca sugere, este tecnologia aparece primeiro nos smartphones, mas aposto que se vingar não vai demorar muito pra gente ver maquinas maiores se utilizando deste possível novo marco.

 

SMARTPHONE DA SONY DISPARA 1000FPS

O truque é um recém desenvolvido sensor CMOS de 3 camadas empilhadas o qual apresenta um recurso chamado Dynamic Ram (DRAM).

Em um sistema normal de 2 camadas de sensor, os dados captados vão direto do sensor para o circuito, para ai sim ser processado.

Nestes casos as camadas precisam digitalizar linha a linha, só podendo começar a segunda linha assim que a primeira linha de dados captadas é mandada para o processador de imagem, o que torna o processo todo muito lento.

Com o sistema DRAM, a linhas são enviadas para a camada de buffer, e as informações são armazenadas com muito mais velocidade, e só depois toda a informação é passada pra o processador de imagem.

 

SONY DISPARA 1000 FPS

As vantagens deste meio que ele é  rápido o suficiente para que ele funcione com uma espécie de obturador global.

rápido o suficiente para corrigir erros de rolagem de vídeo. Ele não chega a ser um obturador universal pois ainda não é  rápido o suficiente para congelar uma imagem de hélice de helicóptero por exemplo.

Neste vídeo você pode ver como o erro de rolagem é.

 

O exemplo de vídeo mostra seqüências gravadas em 960fps e reproduzidas em 15fps. Isso significa que está sendo reproduzido em 1 / 64th de tempo real.

SONY DISPARA 1000 FPS

A DRAM terá uma capacidade de 1 Gigabit (cerca de 125MB) e terá 21,2 megapixels efetivos (resolução de 5520 × 3840).

Ele também será capaz de filmar 19.3MP em 4: 3 ou 17.1MP em 16: 9 imagens fixas em 30 quadros por segundo. Isso vai fazer algumas pessoas muito felizes 

A Sony não disse exatamente quando esse novo sensor será apresentado. No entanto, não é exagero esperá-lo em um novo Xperia em um futuro próximo.

Agora só resta espera quando, e é claro “se”, este novo sensor ai vai dar as caras nas novas câmeras mirrorless da marca algum dia.

Gosta do blog? Gosta dos posts? Deixe seu comentário e compartilhe em suas redes sociais