Conteúdo do post
Uma questão muito respondida por todos os fotógrafos é: Qual o melhor programa para editar fotos? E quando este é o assunto logo vem a segunda pergunta: Ele é de graça?
Então para dar uma ajuda a galera, que assim como eu, não andam rasgando dinheiro, hoje vou falar de alguns software para Edição de fotos de graça.
Bons programas de edição de fotos de graça existem.
Pixlr Editor / Autodesk
Decidir qual software você irá usar pode ser um pouco complicado, principalmente para um iniciantes em fotografia ou manipulação de fotografias, principalmente pelo fato de existirem muitas opções pelo mundo afora.
É indiscutível que o grande caro chefe deste segmento é o tão falado Photoshop da Adobe quando o assunto é tratamento de imagens ao nível profissional.
E para um iniciante é indiscutível que o custo deste tipo de aplicação pode ser um tanto quanto dispendioso.
Com um pouco de paciência e pesquisa você pode achar maravilhas pela internet que irão te ajudar a fazer o trabalho em suas fotos sem gastar um tostão.
Muitas destas ferramentas contam com praticamente todos os recursos de um programa de edição de fotos profissional.
Pixlr
O Pixlr é um editor de fotos online, você nem precisa baixar, e conta com muitas opções para editar suas fotos totalmente de graça.
Você pode criar uma nova imagem, fazer o upload de algum arquivo que você já tenha ou até mesmo usar a URL do arquivo para trabalhar.
O Pixlr é muito intuitivo e fácil de trabalhar, principalmente para aqueles que já tenham alguma experiência em softwares de edição de imagens.
Pixel
Uma bela tela de boas-vindas é aberta quando você acessa a aplicação online.
Nesta tela você conta com 4 opções para mandar seus arquivos, e todas elas são praticamente autoexplicativas.
Vamos a uma ideia do que este editor de fotos gratuito pode fazer. E para isto precisamos de uma foto para trabalhar.
Imagem aberta no Pixlr
Aqui para quem já tem alguma experiência com software da Adobe o trabalho será bem fácil, afinal podemos dizer que o Pixlr é um irmão gêmeo do Photoshop.
Uma coisa muito bacana é que até onde testei todos os atalhos pelo teclado são iguais aos do Photoshop, então não tive problema algum com isto.
E logo de cara já apertei o CTRL/CMD +J para fazer uma cópia do meu layer principal e não evitar que algum ajuste errado ponha a fotos no lixo.
Correção de cores.
Uma área muito importante para prestar atenção em todo programa de edição de fotos é a capacidade de manipular as cores.
De forma que você possa trabalhar sua correção de cores corretamente. E no Pixrl o trabalho é muito fácil.
O ajuste Levels existe em muitos editores de imagens, e é uma ferramenta poderosa da hora de ajustar sua imagem.
E este recurso também está presente no Pixlr e funciona muito bem, assim como estão presentes outros ajustes muito utilizados, principalmente para quem usa o Photoshop.
Inclusive para quem já está acostumado com o Photoshop é possível que você nem sinta a diferença, pois tudo é muito parecido.
Caixa Levels do Pixlr
Trabalhando um pouco com Pixlr pude notar que ele faz bem o trabalho. Por se tratar de uma ferramenta online, ele pode ser sua salvação algum dia.
Depois
SumoPaint
Uma outra boa alternativa para editar suas fotos é o SumoPaint, muito similar ao Pixlr, e também conta com versão direto no navegador.
Uma das vantagens do Sumo Paint é a possibilidade dele poder ser baixado, basta criar um usuário no site e baixar.
O SumoPaint conta com uma versão paga, o Sumo Paint PRO, mas a versão de graça já supre as necessidades de qualquer iniciante.
Tela inicial do SumoPaint
Ele conta com todos os ajustes que um iniciante precisa para fazer uma ótima edição em suas fotos.
Podendo fazer edição de cores pelo menu Levels, ou até mesmo alterar o balanço das cores com o ajustes de white balance, balanço de branco.
Tanto no Pixlr quanto no Sumo Paint a opção de poder trabalhar com camadas, igual ao Photoshop, torna a vida muito fácil em alguns aspectos.
Estes dois são ótimas opções para quem está procurando uma forma rápida e com ótima qualidade para edição de fotos de graça.
Edição de fotos de graça com SumoPaint
Depois
Claro que você pode preferir não usar uma ferramenta online e preferir editar suas fotos direto em seu computador, e para este serviço não faltam concorrentes gratuitos.
Um deles é o Paint.net, que pode ser baixado aqui, e conta com inúmeros recursos para o tratamento de suas imagens.
GIMP
Talvez este seja o mais famoso de todos os editores de imagens que seguem a escolha do Photoshop e são open source, totalmente de graça.
Contando com versões para Linux, Mac OS e até para Windows, o Gimp é uma ferramenta muito poderosa no arsenal gratuito de qualquer editor de fotos.
Interface do Gimp
Veja mais aqui.
Assim como em qualquer editor de imagens de respeito, o Gimp tem todas as ferramentas para você trabalhar sossegado.
Menu repleto de opções
Conta com um bom controle de Levels, Níveis de cor, iguais aos apps já mostrados. E que no Gimp funciona muito bem.
É bem impressionante a quantidade de opções, efeitos, e ajustes que você pode encontrar no Gimp, mesmo sendo um app de edição de fotos de graça ele conta com recursos bem profissionais.
Seção dos filtros, muito parecida com a do PS
Sistema de
camadas, layers, com todas as opções que você precisa
Uma desvantagem, pelo menos na minha opinião, sobre o Gimp ficou por conta da interface geral do programa.
Em minha experiência não achei ela assim tão intuitiva, mas isto não é nada depois que você se acostume com ele.
Editada no Gimp
Conclusão
Mesmo você sendo um profissional nada te impede de usar qualquer uma destas opções que citei, afinal todas elas fazem muito bem o trabalho.
Meu destaque aqui vai para o Pixrl, que inclusive foi usado para todos os recortes de imagens presentes aqui neste post.
Com um interface muito amigável e com praticamente todos os menus, controles, e opções do Photoshop eu escolho ele com minha ferramenta preferida destas 3 opções de softwares para edição de fotos de graça.
E você conhece mais algum? Deixe aí nos comentários.