Como todo mundo que acompanha o canal sabe, eu gosto muito do LIGHTROOM, porém recentemente tenho procurado a melhor alternativa ao Lightroom já que não gostei do sistema Creative Cloud da Adobe que te obriga a alugar o programa ao invés de compra lo.
E neste post vou mostrar quem eu acho que deve ser a melhor alternativa ao Lightroom e ao Photoshop ao mesmo tempo. Luminar 2018 da Skylum.
Skylum Luminar 2018 — Uma das MELHORES alternativas ao LIGHTROOM e ao PHOTOSHOP.
Então nas próximas semanas esperem mais vídeo falando do Luminar 2018 que pra mim vem sendo a melhor alternativa ao Lightroom não apenas no quesito preço mas também funcionalidade e edição de fotos.
Neste vídeo de hoje vou mostrar apenas um apanhado geral de alguns recursos comuns entre o Lightroom e o Luminar 2018 e como vocês podem acessá-los.
O Skylum Luminar 2018 é bem parecido com o Lightroom em vários aspectos, existem sim alguns pontos-chave que precisam ser melhorados ou adicionados, mas por enquanto tudo OK!
Logo na tela de abertura você será pedido para escolher a foto que vai editar, legal. Mas aí você se nota que o Luminar ainda não tem biblioteca de fotos, então você terá que abrir nele foto a foto para fazer suas edições, para mim isto é um contra, mas vamos dar uma chance.
O Luminar, assim como qualquer outro programa de edição que se preze, tem um sessão dedicada aos presets, e no Luminar isto é feito de forma moderna e elegante.
A ferramenta mais poderosa do Skylum Luminar 2018 está na aba de filtros / espaço de trabalho. Nela você pode escolher qualquer combinação de filtros que o programa tem, sim, isto mesmo qualquer combinação.
E além de contar com combinações já predefinidas, que são os espaços de trabalho, você ainda pode salvar as combinações mais comuns em suas edições e criar um espaço de trabalho seu.
Neste quesito o Lightroom toma um sacode grande, gostei!
Uma vez que você escolhe a cena de trabalho que vai usar, o Luminar já carrega todos os filtros configurados na cena, sem ajustes é claro.
O primeiro deles é o Raw Develop, este filtro é igual ao painel Básico de ajustes Lightroom. Achei os controles do LUMINAR mais extremos, então você tem que tomar mais cuidado na hora de ajustar suas fotos.
Senti muita falta de um controle de correção de perfil da lente, igual temos no Lightroom, e isto pra mim é ponto contra, por enquanto Pelo menos os controles de correção de distorção da lente estão presentes, mais temos que fazer os ajustes de forma manual
A organização dos filtros é feita de acordo com como você vai adicionando eles ao espaço de trabalho, seria muito bom se pudéssemos organizá-los depois, de qualquer forma nada a reclamar aqui.
Você só precisa usar um pouco de lógica na hora de adicionar os filtros…
Todos os controles do filtro Raw develop, são bastante poderosos, e, na prática, se você já está acostumado com o Lightroom não terá o mínimo problema aqui.
BAIXE PRESETS GRÁTIS AQUI
O controle de balanço de branco funciona muito bem, assim como os outros controles.
Em alguns ajustes usar a tecla ⎇ (ALT) pressionada enquanto faz os ajustes ajuda a ver melhor o que está convencendo, como no caso de Pretos / Brancos.
Na parte superior temos duas formas de ver o antes e depois das imagens, as duas muito úteis, uma delas pode ser ativada pela tecla \. Tal qual no Lightroom os ajustes tem uma sessão de história, que é o que foi feito na foto até então, assim caso não goste de um determinado ajuste você pode voltar a qualquer ponto da edição.
Os controles de Saturação e vibração são um filtro separado, logo você pode colocar quantos você quiser em sua área de trabalho.
Definitivamente melhor que o Lightroom, onde temos apenas um controle de saturação e vibração para toda a foto.
Tal qual no Lightroom temos o ajuste de curvas, e no Skylum Luminar 2018 temos ele também em filtro separado. Achei os ajustes no LUMINAR todos bem sensíveis, e às vezes isto pode ser um problema, pois é fácil destruir os ajustes por excesso.
O ajuste de vinheta também está presente, e advinha, filtro separado. Achei a vinheta do LUMINAR bem mais sutil que a do Lightroom, isso é bom.
Mas a melhor coisa dos ajustes de vinheta do Luminar é poder reposicionar o centro da vinheta!
Se você quiser criar sua própria área de trabalho, com os filtros que mais fazem sentido para suas fotos é bem fácil. Basta clicar em adicionar filtro, e o catálogo de filtro vai se apresentar a você. E depois procurar o filtro que quer usar e clicar no nome dele.
Dica, o único filtro que tem ordem definida é o Raw develop, se você usar ele, ele sempre será o primeiro filtro de seu espaço de trabalho.
E apenas com dois filtros simples já possível fazer um belo estrago! Pra você ver o quão poderosos são os ajustes no Luminar. Mesmo com apenas dois filtros, para manter o papo simples, ainda é possível adicionar o que você tiver a disposição no catálogo.
O mesmo vale para alguns presets, que já vão carregar os filtros e seus ajustes, no espaço de trabalho
Uma coisa que definitivamente mata a pau é o fato de no LUMINAR você poder colocar qualquer quantidade de ajuste de um preset na foto sem precisar de um terceiro plugins para fazer isto.
Basta clicar no preset, definir a quantidade dele e pronto.
Na próxima semana falarei mais sobre o Luminar. Não esqueçam de deixar seu like, comentário e se inscrever no canal caso ainda não estava inscrito.
Se você também está procurando a melhor alternativa ao LIghtroom e também ao Photoshop por conta do novo sistema Creative Cloud considere compartilhar este link, pois igual à gente deve ter muita gente por aí com o mesmo problema.