_2yUbc-XtaY

Como todo mundo que acompanha o canal sabe eu gosto muito do LIGHTROOM, porém recentemente tenho procurado novas alternativas e provavelmente o Luminar 2018 da Skylum será uma delas.

Skylum Luminar 2018 – Uma das MELHORES alternativas ao LIGHTROOM E ao PHOTOSHOP

Então nas próximas semanas esperem mais vídeo falando do Luminar 2018 que pra mim vem sendo uma bela alternativa ao Lightroom e uma boa alternativa ao Photoshop.

No vídeo de hoje vou mostrar apenas um apanhado geral de alguns recursos comuns entre o Lightroom e o Luminar 2018

 

O Skylum Luminar 2018 é bem parecido com o Lightroom em vários aspectos, existem sim alguns pontos chave que precisam ser melhorados ou adicionados, mas por enquanto tudo OK!

Logo na tela de abertura você será pedido para escolher a foto que vai editar, legal.

Mas ai você se nota que o LUMINAR ainda não tem biblioteca de fotos, então você terá que abrir nele foto a foto para fazer suas edições, pra mim isto é um contra, mas vamos dar um chance

O LUMINAR, assim como qualquer outro programa de edição que se preze tem um sessão dedicada aos presets, e no LUMINAR isto é feito de forma moderna e elegante.

A ferramenta mais poderosa do Skylum Luminar 2018 esta na aba de filtros / espaço de trabalho.

Nela você pode escolher qualquer combinação de filtros que o programa tem, sim isto mesmo qualquer combinação.

E além de contar com combinações já predefinidas, que são os espaços de trabalho, você ainda pode salvar as combinações mais comum em suas edições e criar um espaço de trabalho seu

Neste quesito o Lightroom toma uma sacode grande, GOSTEI 👍🏾

Uma vez que você escolhe a cena de trabalho que vai usar o LUMINAR já carrega todos os filtros configurados na cena, sem ajustes é claro.

O primeiro deles é o Raw Develop, este filtro é igual ao painel Básico de ajustes Lightroom

Achei os controles do LUMINAR mais extremos, então você tem que tomar mais cuidado na hora de ajustar suas fotos.

Senti muita falta de um controle de correção de perfil da lente, igual temos no Lightroom, e isto pra mim é ponto contra por enquanto

Pelo menos os controles de correção de distorção da lente estão presentes, mais temos que fazer os ajustes de forma manual

A organização dos filtros é feita de acordo com como você vai adicionando eles ao espaço de trabalho, seria muito bom se pudéssemos reorganizar-los depois, de qualquer forma nada a reclamar aqui

Você só precisa usar um pouco de lógica na hora de adicionar os filtros….

Todos os controles do filtro Raw develop, são baste poderosos, e na pratica se você já esta acostumado com o Lightroom não terá o mínimo problema aqui

BAIXE PRESETS GRÁTIS AQUI

O controle de balanço de branco funciona muito bem, assim como os outros controles.

Em alguns ajustes usar a tecla ⎇ (ALT) pressionada enquanto faz os ajuste ajuda a ver melhor o que esta convencendo, como no caso de Pretos / Brancos.

Na parte superior temos duas formas de ver o antes e depois das imagens, as duas multo úteis, Uma delas pode ser ativada pela tecla \.

Tal qual no Lightroom os ajustes tem um sessão de historia, que é o que foi feito na foto até então, assim caso não goste de um determinado ajuste você pode voltar a qualquer ponto da edição.

Os controles de Saturação e vibração são um filtro separado, logo você pode colocar quantos você quiser em sua área de trabalho.

Definitivamente melhor que o Lightroom onde temos apenas um controle de saturação e vibração para toda a foto.

Tal qual no Lightroom temos o ajuste de curvas, e no Skylum Luminar 2018 temos ele também em filtro separado.

Achei os ajustes no LUMINAR todos bem sensíveis, e as vezes isto pode ser um problema pois é fácil distruir os ajuste por excesso.

O ajuste de vinheta também esta presente, e advinha, filtro separado.Achei a vinheta do LUMINAR bem mais sutil que a do Lightroom, isso é bom.

Mas a melhor coisa dos ajuste de vinheta do LUMINAR é poder reposicionar o centro da vinheta!

Se você quiser criar sua propria area de trabalho, com os filtros que mais fazem sentido para suas fotos é bem fácil.

Basta clicar em adicionar filtro, e o catalogo de filtro vai se apresentar a você.

E depois procurar o filtro que quer usar e clicar no nome dele.

Dica, o único filtro que tem ordem definida é o Raw develop, se você usar ele, ele sempre será o primeiro filtro de seu espaço de trabalho.

E apenas com dois filtros simples já possível fazer um belo estrago! Pra você ver o quão poderosos são os ajustes no LUMINAR.

Mesmo com apenas dois filtros, pra manter o papo simples, ainda é possível adicionar o que você tiver a disposição no catalogo.

O mesmo vale para alguns presets, que já vão carregar os filtros e seus ajustes, no espaço de trabalho

Uma coisa que definitivamente mata a pau é o fato de no LUMINAR você poder colocar qualquer quantidade de ajuste de um preset na foto sem precisar de um terceiro plugins para fazer isto.

Basta clicar no preset, definir a quantidade dele e pronto.

Nas próximas semana falarei mais sobre o LUMINAR. Não esqueçam de deixar seu like, comentário e se inscrever no canal caso ainda não estava inscrito.