Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm? Veja aqui quem ganha!

Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm? Veja aqui quem ganha!

Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm?

Falamos muito sobre lentes prime no nosso dia a dia como fotógrafos, mais uma pergunta que sempre assombra todos os fotógrafos é Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm?

E esta nem sempre é uma pergunta fácil de responder. Existem várias razões para alguém escolher uma lente 50mm ao invés de uma lente 35mm e vice e versa. 

Embora as lentes primes sejam maravilhosos e produzam imagens nítidas e impressionantes, elas podem pecar na falta de versatilidade, como por exemplo não ter nenhum poder de zoom. 

Mesmo que você não possa aumentar e diminuir o zoom, as lentes prime têm muitos benefícios que discutirei neste artigo. Se você precisa escolher entre uma 35mm vs 50mm, e saber qual é a melhor lente, você está no lugar certo. 

Mas antes de ver qual é a grande diferença entre lentes 35mm vs 50mm temos que tirar duas coisas importantes do caminho. O que são lentes primes e qual a diferença entre sensor full frame e sensor cropado.

O que é uma lente Prime?

Uma lente prime é simplesmente uma lente de distância focal fixa. As pessoas preferem lentes prime qualidade porque elas são consideradas mais nítidas e com qualidade de imagem superior, o que nem sempre é verdade. 

Como existem menos peças móveis e vidro, a imagem quando chega ao sensor parece mais nítida e pura, mas claro que isto depende muito da construção geral da lente. 

Outra grande vantagem das lentes prime é que elas geralmente são mais rápidas. Isso significa que eles normalmente têm aberturas maiores, como a Canon 50mm f / 1.2. Você pode abrir a lente e fotografar com pouca luz, além de obter uma boa profundidade de campo ou fundo desfocado.

Sensor cropado vs sensor full frame

Sensor Full frame e sensor cropado são referências ao tamanho do sensor da câmera. Câmeras diferentes têm tamanhos de sensor diferentes. Um sensor full frame, também chamado de sensor de quadro completo, simplesmente se refere a um sensor de câmera digital que tem o mesmo tamanho que o filme de 35mm costumava ser. 

Dependendo dos sensores full frame ou dos cropados, as lentes atuarão como distância focal diferente devido à diferença de tamanho do sensor, também conhecido como fator de corte.

Se você possui uma lente de 50mm, o vidro fica a 50mm do sensor e esse é efetivamente o seu “zoom”. Mas em uma câmera com sensor cropado, digamos uma Canon T5i, o fator de corte é 1,6x. 

Portanto, se você tiver uma lente de 50mm em um sensor cropado a 1,6x, sua distância focal efetiva seria de 50 × 1,6, proporcionando um “zoom” equivalente a de 80mm. A mesma situação pode acontecer com uma lente 35mm produzida para sensores full frame, 35 x 1.6 = 56mm. 

Nem todas as marcas usam o mesmo fator de corte, então se você usa uma câmera com sensor cropado, APS-C, procure saber qual é o fator de corte de sua câmera de forma a poder compensar a distância focal.

Vantagens de uma lente 35mm 

Uma lente prime de 35 mm é uma ótima lente para várias situações. Conheço pessoas que usam apenas uma lente na maioria do tempo, e normalmente é uma lente 35mm. Devido ao seu ângulo de visão, bem amplo, ela é consideradas por muitos a melhor lente para fotografia de rua. Não apenas pelo ângulo de visão mas também pela vibe geral que ela gera.

Uma grande vantagem de ter uma lente prime de 35mm é o fato de que provavelmente terá uma abertura bastante grande. Portanto, você ainda tem a capacidade de obter uma boa profundidade de campo, enquanto simultaneamente obtém um quadro relativamente amplo.

As lentes 35mm são ótimas para colocar a criatividade em ação. Como esta lente é uma lente que beira as grande angulares, se você quiser algum detalhe você terá que se aproximar bastante do que estiver fotografando. Lidar com toda a distorção gerada na imagem por esta situação fará com que você tenha ser mais criativo pra criar imagens legais.

Mulher andando pela rua enquanto olha para celular -Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm? Veja aqui quem ganha!

Grandes opções de lente 35mm.

  • Nikon AF-S 35mm F1.4G Nikkor 
  • Canon EF 35mm f/1.4L II USM
  • Sony SEL FE 35mm F1.4 Zeiss
  • Sigma 35mm f / 1.4 Art Lens 

Desvantagem de uma lente 35mm

Não importa qual marca de câmera ou lentes vocÊ tenha, todas elas têm alguma limitação, e por isso que nós como fotógrafos gostamos, e precisamos tem várias ferramentas disponíveis. 

Uma das maiores limitações da lente de 35mm é o fato de que você precisa estar bem próximo do assunto na maioria das situações de retratos, ou seja closes. Isto pode levar você ou seu assunto a situações não tão confortáveis. 

Algo que pode ser facilmente resolvido com uma lente teleobjetiva, algo entre 105mm a 300mm. 

Um outro ponto fraco de uma lente curta, é a compressão de fundo, que quando comparado com uma lente mais longa fica evidente o quanto de diferença isto faz em um foto.

Vantagens de uma lente 50mm 

As “cinquentinha”, como às vezes elas chamadas, são um padrão há muito tempo. A maioria das câmeras de filme de 35mm tinha uma lente 50mm como padrão. Ela é muito famosa por produzir imagem que se parecem muito com o que olho humano é capaz de enxergar em relação a ângulos de visão. 

Geralmente, é a próxima lente que eu recomendo para as pessoas quando elas desejam uma lente além da lente do kit 18-55mm. 

Noiva olhando para camera em um muro de flores - Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm? Veja aqui quem ganha!

A Canon, por exemplo, tem uma 50mm f / 1.8 por cerca de US $ 130, que é um ótimo preço por essa lente rápida. 

Como a lente de 50 mm é um pouco mais longa, você verá uma profundidade de campo um pouco melhor que a de 35 mm, além de um melhor bokeh ou desfoque de fundo.

Existem muitos profissionais que não troca suas lente de 50mm por praticamente nada, pra mim ela é indispensável. Uma das melhores coisas dessa lente é que ela permite que você fique perto dos objetos, mas sem ser tão invasivo. 

Chinesa com vestido vermelho em uma rua - Qual lente é melhor, 35mm ou 50mm? Veja aqui quem ganha!

Eu sei que isso soa realmente estranho, mas quando você está fotografando com uma lente muito longa e precisa fotografar a 100 metros de distância, pode ser realmente impessoal. 

Descobri que todo mundo fica mais à vontade quando você fica perto do assunto e não precisa gritar com eles.

Grandes opções de lente 50mm.

  • AF-S NIKKOR 50MM F1.8G
  • AF-S NIKKOR 50mm f/1.4G
  • Canon EF 50mm f/1.4 USM
  • Canon EF 50mm f/1.8 STM
  • Sony FE 50mm f/1.8
  • Sigma 50MM F1.4 DG HSM Art

Desvantagens de uma lente 50mm

A 50mm também não é uma lente perfeita. Antes de tudo, não lhe dá a aparência ampla que você pode precisar em determinadas situações. Logo se você precisa fotografar uma paisagem talvez ela não seja sua melhor opção.

Outro ponto fraco é quando você não pode estar tão perto do que vai fotografar, como em uma casamento por exemplo, talvez ela te deixe na mão por não ser longa o suficiente.

Se você acha que uma 50mm não é longa o suficiente, também há uma terceira opção. A 85mm prime é uma lente pequena e bonita. Oferece uma boa quantidade de compressão, bokeh e é quase uma lente telefoto. Mas não é tão longo que você precisa puxar o megafone para se comunicar com quem você está fotografando. 

Qual e melhor 35mm vs 50mm

E como sempre quando o assunto são lentes chegamos a um impasse, por a melhor lente para você pode não ser a melhor lente para mim, tudo vai depender do que temos para fotografar. Então a melhor coisa a fazer é escolher a melhor lente para a fotografia que você está tirando.

Não importa de são lentes de 35 ou 50mm, o mais importante é o que você faz com elas. A principal dica que possa te dar é tenha as duas, pois elas serão muito úteis em situações variadas.

Agora se eu tivesse que escolher apenas uma delas ele escolheria a 50mm. Acredito que ela seja um pouco, mas muito pouco mesmo, versátil que a 35mm.

Escolher qual lente é melhor, 35mm ou 50mm é quase uma injustiça pois as duas produzem fotos incríveis, e cabe a você fazer a decisão final pensando em quanto você vai usar uma ou outra.

Se você gostou deste artigo dá uma ajuda para o blog e compartilha ai com seu amigos.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.