Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 04 – Módulo de desenvolvimento

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 04 – Módulo de desenvolvimento

Última atualização:

Módulo de desenvolvimento no Lightroom é o que você precisa saber para poder editar suas fotos e aqui você vai editar e corrigir suas fotos e provavelmente é o um dos lugares onde você vai passar mais tempo dentro do Lightroom.

As opções neste módulo são inúmeras e aqui você só fica limitado por sua imaginação. É uma seção bem comprida então abra o módulo de desenvolvimento do Lightroom e vá seguindo o post!

Módulo de desenvolvimento no Lightroom

desenvolvimento no Lightroom

Provavelmente você terá uma tela bem similar a esta para trabalhar suas fotos contando com ferramentas muito úteis para seu dia dia. Do lado direito teremos todas as ferramentas de edição das fotos e também o histograma que é uma forma muito útil de analisar nossas capturas e sempre ter tonalidades bem equilibradas.

Histograma

O histograma lhe dará muitas informações muito valiosas sobre sua foto. É um gráfico das diferentes tonalidades da sua imagem.

desenvolvimento no Lightroom

Os tons mais escuros são representados graficamente na esquerda e os tons mais brilhantes são representados graficamente à direita, os tons médio ficam aglomerados no centro do gráfico. Além dos valores de luminância, o quão clara ou escura e uma região, também temos os valores de luminância por cores. 

E com o histograma é possível julgar se sua exposição está correta e ou quais áreas precisam ser melhor ajustadas. Tudo isto apenas olhando para este simple gráfico. As regiões que se mostrarem mais altas contém mais informação de tons naquela região, logo se uma região está tocando as laterais extremas do gráfico possivelmente temos um problema, superexposição ou subexposição, e precisam ser ajustadas para que a foto tenha as tonalidades mais controladas. Para saber tudo sobre o histograma da um olhada neste artigo aqui.

Além de ser super útil para julgar exposição o histograma pode ajudar também ajustar coisas como tom da pele e quantidade e saturação das cores

Você também pode fazer ajustes na sua foto clicando e arrastando diretamente no gráfico histograma, isto ajuda muito mas sempre de uma bela olhada em suas fotos, nunca dependa apenas nas informações do histograma.

Ferramentas de ajuste local do Lightroom

Estas são as ferramentas que lhe permitirão fazer ajustes nas áreas pequenas / locais da sua foto.

desenvolvimento no Lightroom

Você encontrará (da direita para a esquerda) a ferramenta Pincel, o Filtro Radial, o Filtro Gradiente, a ferramenta Red Eye, a ferramenta Spot Removal e a Ferramenta Crop. Clicando em cada um deles, abrirá um novo painel que lhe dará opções para usar a ferramenta.

Algumas destas ferramentas são muito úteis no dia a dia de um fotógrafo profissional, então se acostume a usar elas pois certo resultados só conseguimos quando usamos algumas destas ferramentas.

Os ajustes locais devem ser feito depois de você ter feito uma edição básica em suas fotos, é aquele passo extra que precisamos para deixar as fotos da forma que imaginamos. Para saber tudo sobre os ajustes locais no Lightroom dá uma olhada neste outro artigo aqui onde coloco todas as ferramentas em prática.

Painel básico

O painel básico será seu painel mais utilizado ao fazer ajustes na sua foto. Nele é onde você ajustará seu balanço de branco, exposição, contraste, sombras / destaques, clareza e saturação das suas fotos.

desenvolvimento no Lightroom

Mover os controles deslizantes para a direita aumentará o valor do ajuste e mover os controles deslizantes para a esquerda diminuirá o mesmo.

Coisas como exposição e saturação devem ser auto-explicativos. Já outros ajuste como claridade, destaques e sombras podem ser mais subjetivos para algumas pessoas. 

  • Exposição (Controla o quão clara ou escura a foto é em sua totalidade)
  • Contraste (Controla a diferença entre as regiões mais claras e escuras da foto)
  • Destaques (Controla apenas as regiões mais claras da foto, regiões que ainda não são brancas)
  • Sombras (Controla apenas as regiões mais escuras da foto, regiões que ainda não são pretas)
  • Brancos (Controla apenas as regiões brancas foto)
  • Pretos (Controla apenas as regiões pretas da foto)
  • Claridade (Controla o contraste apenas nas regiões médias da foto)
  • Saturação (Controla o quão saturada serão as cores da foto)
  • Vibração (Controla o quão saturada serão as cores da foto apenas para as cores quentes)

O conta-gotas na parte superior esquerda do painel dá-lhe a opção de ajustar o seu balanço de branco,clicando no conta-gotas em diferentes áreas da sua foto ele funciona melhor se você escolher uma área neutra da sua foto para usar como referência. Normalmente, eu procuro um tom cinza ou branco. 

O balanço de branco e algo que pode mudar totalmente o visual e o humor de foto, então procure utilizar algo que faça sentido para o tipo de foto e luz que voce voce estiver utilizando. Dá uma olhada neste artigo aqui e você vai ver como o balanço de branco e importante para suas fotos.

Curva de tonalidade

A curva de tonalidade é mais uma forma de ajustar suas fotos, aqui podemos ajustar não apenas contraste mas também destaque sombras e tons médio. A curva de tonalidade e uma das ferramentas mais poderosas no arsenal de um fotógrafo. Podemos ajustar não apenas luminância das fotos mas também suas cores. São na verdade 4 curvas de tonalidade, uma para luminância, uma para os vermelhos, uma para verdes e outra para os azuis da foto.

Dê uma olhada no video abaixo e você vai ver como a curva de tonalidade é poderosa. 

desenvolvimento no Lightroom

Esta seção de edição pode ser o divisor de águas para algumas fotos, não esqueça de trabalhar com os ajustes aqui de forma moderada.

HSL / Cor / B & W

HSL significa H (Hue / Matiz), S (Saturação) e L (Luminância). Essencialmente, você pode fazer ajustes nas cores da sua foto usando este painel. Trabalhando da mesma forma que no painel básico, esquerda diminui o ajuste e direita aumenta o ajuste. No caso da aba H (Hue /Matiz), você está efetivamente transformando a cor da sua foto em outra. EX:

Vermelhos > ajuste para a esquerda se torna mais pink

Vermelhos > ajuste para a direita se torna mais laranja 

desenvolvimento no Lightroom

E assim vai funcionar para todas as cores dentro da aba Matiz (cada cor pendo para suas cores vinhas a esquerda ou à direita)

Clicando na aba cor temos os mesmo ajustes, porém eles estão divididos por cores, cada cor com seus ajuste de saturação, luminância e matiz. As vezes é mais simples visualizar apenas os ajusta para uma cor do que para todas as cores, por isso esta aba existe.

Já a aba B&W é usada quando fazemos uma conversão de foto para preto e branco, no módulo de desenvolvimento do Lightroom apenas apertar a tecla V para converter sua foto para preto e branco e você terá acesso a aba B&W.

Split Toning

Aqui é onde você pode adicionar uma cor aos seus destaques (ou áreas claras da foto) e outra cor para as sombras da foto. Aqui podemos começar a criar efeitos mais artísticos na foto. Para ter uma melhor ideia de como o Split toning pode ser usado veja este vídeo.

desenvolvimento no Lightroom

Detalhes

Este é o painel que você usará para aprimorar sua foto e é onde você poderá reduzir o ruído / granulação introduzido nas suas fotos. A granulação pode ser introduzida por vários motivos, os mais comuns são fotos com pouca iluminação, ajuste ISO muito alto ou própria qualidade do processador de sua câmera digital.  

Nitidez (Sharpening), sempre tem que ser usado com cuidado, e controla o quanto você está artificialmente ajustando a nitidez da foto.

Raio, controla o tamanho da área de nitidez. O valor padrão de 1,0 significa que o Lightroom aplica nitidez acima de 1 pixel ao redor das bordas presentes na foto, bordas de objetos, montanhas e coisas do tipo.

Detalhe – como o nome sugere, controla a quantidade de nitidez nas bordas ou “detalhes” da imagem. Um valor como 0 apenas aumenta a nitidez das bordas grandes, enquanto um valor alto como 100 aumentaria a nitidez até mesmo das arestas menores.

Mascaramento – o recurso mais útil e versátil que mascara áreas que não devem ser ajustadas, semelhante à ferramenta de máscara do Photoshop.

desenvolvimento no Lightroom

Correções de lente

Este painel é usado para corrigir qualquer distorção e aberração cromática causada pelas lentes da câmera. Basta apenas clicar nas caixinhas para remover aberrações e habilitar perfil de correção que normalmente o Lightroom toma conta do resto. Caso o Lightroom não reconheça a lente que você está usando você poderá escolher a lente nas listas procurando por marca, modelo e por último perfil.

desenvolvimento no Lightroom

Podemos também ajustar certas distorções manualmente usando os controles de Distorção e de Vinheta. Procure se familiarizar com estes controle e você vai ver como eles podem ser úteis para sua fotos.

Transformar

Versões mais atuais do Lightroom contas com um novo painel responsável por controlar a perspectiva de suas fotos, ajudando a eliminar distorções indesejadas. É um painel onde podemos controlar perspectiva das fotos, rotacionar, mover a esquerda ou direita, acima ou abaixo e muito mais.

Os ajustes mais úteis são Nivelamento (Level) onde o Lightroom tenta se encarregar do nivelamento da foto com o horizonte.Guiado (Guided), onde você irá desenhar suas linhas em suas fotos que devem ser paralelas e o Lightroom toma conta de ajustar o restante.

desenvolvimento no Lightroom

Procure usar todos os controle e descobrir o que cada um faz, você vai ver que eles são muito mais úteis do que você imaginava.

Efeitos

Em efeitos tenhos apenas a quantidade de vinheta que você quer usar em suas fotos, e também a quantidade de granulação que pode ser adicionada.

Vinhetas pós-recorte é o nome oficial do primeiro efeito, e como o nome diz, a vinheta será aplicada depois do recorte da imagem, então mesmo que você mude o recorte de sua imagem usando a  ferramenta de recorte do Lightroom os ajuste de sua vinheta acompanharam o novo recorte.

Os controles são:

  • Quantidade (quantidade da vinheta)
  • Ponto médio (área de atuação da vinheta)
  • Arredondamento (formato da vinheta)
  • Embaçamento (bordas da vinheta, mais ou menos destacadas)
  • Destaques (protege áreas de destaques da foto)
desenvolvimento no Lightroom

Nem todas as fotos precisam de vinheta, então use este recurso com cuidado e você estará em um bom caminho. 

Já na região de granulação temos:

  • Quantidade (controla quanto de granulação será adicionada)
  • Tamanho (tamanho da granulação)
  • Aspereza (o quão áspero será o aspecto da granulação)

Calibração da câmera

É aqui que você pode alterar o perfil de cores da sua câmera e a versão de procedimento do Lightroom da foto. Não é uma região simples de trabalhar, porém é muito útil para aqueles que procuram novos caminhos para as cores de suas fotos.

Os ajustes são muito similares aos ajustes da aba de cores, onde podemos mudar a matiz e também a saturação das cores mais primárias capturadas pelo sensor da câmera.

desenvolvimento no Lightroom

Presets e Organização no Lightroom

Na lateral esquerda temos outra aba e mais um monte de menus, não fique com medo, é super simples. 

desenvolvimento no Lightroom

Navegador

Cobrimos isso na última lição, mas como uma revisão, é aqui que você verá uma prévia da sua imagem. À medida que você usa as ferramentas de zoom acima desta pequena exibição de sua foto, um retângulo aparecerá e você pode arrastá-lo para decidir o que você vê na área de imagem principal do módulo de desenvolvimento. No navegador também é onde você pode ver uma prévia de qualquer preset que deseja aplicar.

Basta passar o mouse sobre o nome preset e uma visualização aparecerá no Navegador.

Presets

Aqui é onde o Lightroom irá armazenar todas as predefinições (presets) que você instala, bem como quaisquer um que você faça.

Para ver as predefinições individuais, você precisa abrir cada coleção usando o triângulo na lateral esquerda. Para aplicar uma predefinição basta clicar nela.

Instantâneos

O Lightroom permite tirar instantâneos (snapshots) da sua foto em qualquer ponto durante a edição. Clique no “+” no painel Instantâneo para adicionar um Instantâneo.

Esta é uma característica legal. Por exemplo, digamos que você edita uma foto usando uma predefinição e deseja aplicar outro preset e para comparar qual fica melhor. Basta tirar um Instantâneo da foto com cada um dos presets e depois comparar os resultados. 

História

Este é um dos motivos que muita gente ainda usa o Lightroom, o sistema de historia das fotos e super poderoso e útil. Te ajudando a retornar a qualquer ponta da historia de imagem desde que ela foi editada pela primeira vez dentro do Lightroom. Assim você pode reverter qualquer edição que fez e que não funcionou tão bem.

desenvolvimento no Lightroom

Coleções

Falamos sobre elas no post passado. Porém, você notará que o painel de coleções está disponível no Módulo de Desenvolvimento, como também Módulo da Biblioteca. O painel de coleções está disponível em todos os módulos e será o mesmo em todos os módulos.

No entanto, você notará que você não tem acesso às suas Pastas neste Módulo. Isso deve ajudá-lo a entender por que criar coleções é tão valioso e com economia de tempo.

Barra de ferramentas inferior

desenvolvimento no Lightroom

A barra de ferramentas do Módulo de desenvolvimento do Lightroom está localizada no mesmo lugar que a do Módulo de Biblioteca, mas terá ferramentas em cada módulo. Aqui você vai encontrar muitas coisas úteis, como ferramenta de comparação antes e depois, indicada pela letra Y.

As bandeiras de classificação, que são duas, uma para as fotos que ficarão (P) e outra para as fotos rejeitadas (X) e são úteis para escolher quais fotografias irão permanecer no catálogo e quais serão descartadas.

Classificação por estrelas, onde você pode dar uma nota em estrelas para suas fotos. Classificação por cores, onde você pode definir um cor de etiqueta para suas fotos, e definir o que significa cada cor. Setas de navegação entre as fotos, para esquerda ou para a direita. Slideshow, zoom, tamanho da grade são praticamente auto explicativos, assim  como o botão de prova das fotos em fundo claro.d

Não vou dizer que isto é tudo sobre o Módulo de desenvolvimento no Lightroom, mas posso dizer que é grande parte. Então agora e com você, senta ai na frente do computador e manda brasa em uma fotos.

Ufá….E pelo quarto dia ficamos por aqui, mas é claro que amanhã tem mais!

Dominando o Lightroom em 7 dias

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 01 – Catálogo 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 02 – Importação 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 03 – Módulo de biblioteca 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 04 – Módulo de desenvolvimento 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 05 – Como editar suas foto 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 06 – Presets e Cores 

Dominando o Lightroom em 7 dias – Dia 07 – Exportar ou Imprimir

Deixe aí na sessão dos comentários qualquer pergunta sobre o Lightroom! E não esqueça de compartilhar esta série de posts e ajude mais gente e Dominar o Lightroom.

Zeen is a next generation WordPress theme. It’s powerful, beautifully designed and comes with everything you need to engage your visitors and increase conversions.